Uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) resultou, na sexta-feira (16/05), na apreensão de 78,11 kg de cocaína, 1,82 kg de maconha e na prisão em flagrante de duas mulheres em Carpina, na Zona da Mata Norte do estado. A operação foi batizada de Conexão Cuiabá e tem como foco desmantelar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Além das prisões, a operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Carpina, Camaragibe, São Lourenço da Mata (PE) e João Pessoa (PB). A investigação revelou que o grupo criminoso tem forte atuação em Camaragibe e mantém ramificações em outras cidades pernambucanas, além de conexões com a Paraíba e o estado do Mato Grosso.

Durante a ação em Carpina, foram apreendidas também três balanças de precisão, materiais usados para preparar e embalar drogas, além de um revólver calibre 38. As duas mulheres presas vão responder por tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo, crimes que somados podem ultrapassar 25 anos de prisão. Após a audiência de custódia, elas foram encaminhadas ao Presídio Feminino Bom Pastor, no Recife.
Já na Paraíba, os policiais apreenderam R$ 57.350,00 em espécie na casa da companheira do principal investigado. O dinheiro é suspeito de ter origem no tráfico de drogas.

A operação contou com o apoio da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil, com o auxílio de cão farejador. As investigações continuam e novos desdobramentos devem ocorrer nos próximos dias.
A FICCO/PE reúne forças da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, além das Secretarias de Defesa Social, de Administração Penitenciária e Nacional de Políticas Penais.