Internacional

EUA sancionam Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky

trump moraes

O governo dos Estados Unidos aplicou sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. O nome do magistrado aparece no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) e no site oficial do Departamento do Tesouro.

Segundo o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal”. Ele também o acusa de autorizar detenções preventivas arbitrárias, praticar censura e reprimir a liberdade de expressão, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sanções incluem bloqueio de bens e transações

O mais importante é que todos os bens e interesses de Moraes nos Estados Unidos, ou sob controle de cidadãos norte-americanos, estão agora bloqueados. As autoridades exigem que essas informações sejam notificadas ao OFAC.

Além disso, empresas com 50% ou mais de participação de Moraes — ou de outros indivíduos também sancionados — passam a sofrer as mesmas restrições. Portanto, transações financeiras envolvendo essas pessoas estão proibidas, salvo exceções específicas emitidas pelo próprio OFAC.

A medida reforça o compromisso dos EUA com a proteção das liberdades civis e a responsabilização de autoridades estrangeiras.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário