DestaquesNotíciasSanta FIlomena

Especialista afirma que os municípios devem judicializar o censo do IBGE 2022

IBGE abre 13 vagas temporárias para o Censo 2022 em Santa Cruz; inscrições abertas até 29/12Processo seletivo simplificado do IBGE oferece 7.961 vagas para recenseador. Crédito: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança

Para Ariel Uarian Queiroz Bezerra, tributarista da Ale Advogados, a decisão do STF para que o TCU mantenha os coeficientes de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi correta.

Para Ariel Queiroz, a decisão anterior do TCU prejudicaria fortemente os municípios. A razão é que eles possuem muito mais habitantes do que o censo do IBGE atestou no ano passado.

Ao final do censo, os municípios que tiverem uma redução da população e automaticamente uma menor participação no FPM poderão buscar medida judicial para questionar o resultado, em razão da nova metodologia e de todos os problemas apresentados pelo censo atual”, disse.

Porém, o STF contrariou a decisão recente do TCU e confirmou que a distribuição dos repasses do Fundo de participação dos Municípios (FPM) deve considerar os coeficientes projetados pelo IBGE para 2018. 

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filó Notícias by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário