Nesta quarta-feira (5), o jornalista e comunicador Charles Araujo divulgou um comunicado no YouTube, Facebook e Twitter, a respeito de notícia falsa, ou fake news em inglês, que divulgava informações enganosas sobre a Operação Carro-Pipa no município de Santa Filomena.
Em print muito mal escrito, políticos da oposição começaram a espalhar a fake news que Santa Filomena teria ‘perdido’ a Operação Carro-Pipa devido à falta de um decreto por parte da prefeitura.
Durante a live, Charles Araujo explicou que anteriormente a Defesa Civil do estado reconhecia automaticamente a situação de emergência dos municípios. Com isso, os programas emergenciais eram liberados de forma automática. Mas essa regra mudou, Agora os municípios passaram a ser obrigados a decretar a situação de emergência e e calamidade e elaborar um amplo levantamento para alimentar o sistema da Defesa Civil. O prazo final para entregar o levantamento foi até ontem, 4 de abril. O município fez todo o levantamento antes do prazo, enviando todas as informações no dia 23 de março.
Como de costume, a Defesa Civil pediu mais informações do município, com prazo de até dia 4 de abril. A gestão do prefeito Gildevan Melo reuniu todas as informações exigidas e cumpriu seu dever no prazo estipulado.
Mesmo de enviar o requerido pela Defesa Civil, a Operação Carro-Pipa já havia sido suspensa, de mesma forma que ocorreu na cidade vizinha, Santa Cruz. Mas no momento as informações exigidas foram cedidas pela Prefeitura, o município saiu automaticamente da suspensão. Ou seja: É FALSA A INFORMAÇÃO DE QUE HOUVE CANCELAMENTO DA OPERAÇÃO CARRO PIPA EM SANTA FILOMENA.
Da Redação, Fábio Lucas, com edição de Charles Araújo
Veja o esclarecimento de Charles Araújo
[su_youtube url=”https://youtu.be/Hph7hcBMV08″ width=”800″ height=”500″ autoplay=”yes”]