Santa Filomena dá um importante exemplo de cidadania e inclusão social ao realizar, entre os dias 12 e 16 de maio, a Semana da Cidadania. Uma grande mobilização promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Cartório Único e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, com apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Durante toda a semana, das 8h às 14h, na Praça da Matriz, no centro da cidade, a população tem acesso gratuito a diversos serviços essenciais – como registro de nascimento, casamento civil, emissão de RG, atualização do CadÚnico, carteira de trabalho digital, orientações sobre benefícios previdenciários, vacinação, testes rápidos e muito mais.
A ação tem como objetivo garantir acesso a direitos fundamentais e fortalecer a presença do poder público junto à comunidade.
Para entender melhor como essa iniciativa foi organizada e os impactos esperados para a população filomenense, conversamos com duas representantes importantes dessa mobilização: Aylane Luz, do Cartório Único de Santa Filomena, e Evaneide Melo, da Secretaria Municipal de Assistência Social.