A Prefeita de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, está chamando a atenção nas redes sociais após surgir dançando forró de biquíni. A publicação de Patrícia Alencar (MDB) foi feita nesta quinta-feira, 5, em um perfil privado da política.
Diversos internautas e apoiadores defenderam a prefeita, destacando seu direito à vida privada e criticando o que consideram uma reação desproporcional:
“É sério que toda essa confusão é por causa de uma mulher de biquíni? Égua do machismo. Evoluam! Mulher pode ser trabalhadora, mãe e bonitinha”, escreveu Patrícia em seus stories, repostando o vídeo.
Apoiadores também ressaltaram que a prefeita tem o direito de aproveitar momentos de lazer sem ser julgada, enfatizando que sua vida pessoal não deveria ser motivo de críticas.
Por outro lado, a divulgação do vídeo também gerou críticas, especialmente de grupos mais conservadores:
Alguns usuários questionaram a postura da prefeita, sugerindo que sua conduta não condiz com a de uma autoridade pública.
“Não se trata de moralismo, mas de responsabilidade com a imagem pública. O cargo exige postura, mesmo fora do gabinete”, comentou um internauta.
Quem é a prefeita?
Natural de Bodocó, no sertão de Pernambuco, Patrícia tem 37 anos. Ela é mãe de três filhos e se mudou para Marituba há cerca de 16 anos, onde vendeu baldes e bacias na feira central da cidade.
A parlamentar conta que chegou a cursar Medicina, mas se consolidou no empreendedorismo e, depois, decidiu entrar na política. Em 2020, disputou sua primeira eleição e foi eleita como a primeira mulher a assumir o comando da prefeitura de Marituba, sendo reeleita em 2024 com 71,50% dos votos válidos.
Nas redes sociais, Patrícia tem mais de 700 mil seguidores em seu perfil aberto e cerca de 180 em seu privado, onde o vídeo dançando foi compartilhado.
Por Charles Araújo