DestaquesNotícias

Em derrota de Lula, Congresso Nacional derruba veto ao PL das saidinhas

saidao 1 scaled

O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira, 28, o veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que extinguia o benefício da saída temporária de presos, conhecido como PL das ‘saidinhas’.

Ao sancionar o texto, o presidente havia restaurado a possibilidade de presos do regime semiaberto saírem para visitar familiares. No entanto, com a decisão do Congresso, a legislação permitirá as ‘saidinhas’ apenas para fins de estudo e trabalho externo ao sistema prisional.

Deputados e senadores afirmaram que o principal objetivo da proposta, aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado, era restringir o benefício.

A aceleração do projeto no Congresso ocorreu após a morte do policial Roger Dias da Cunha, de 29 anos, em janeiro deste ano. Cunha foi baleado na cabeça durante um confronto em Belo Horizonte (MG), e os responsáveis pelo disparo deveriam ter retornado à prisão após uma saída de fim de ano.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, de janeiro a junho de 2023, 120.244 presos tiveram acesso à saída temporária em todo o país. Destes, 7.630 não retornaram, se atrasaram na volta à unidade prisional ou cometeram uma falta durante o período da saída, representando 6,3% do total de beneficiados.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário