Saúde

Diabete: nova droga é usada para emagrecer, mas há riscos

WhatsApp Image 2020 01 05 at 16.19.59 960x640 1Foto reprodução

Grupos nas redes sociais incentivam uso de droga indicada para controlar glicemia e, em muitos casos, medicamento é aplicado sem orientação

Um medicamento lançado no Brasil em 2019 para o tratamento de diabete tem sido utilizado indiscriminadamente para a perda de peso. Isso acontece, muitas vezes, sem prescrição médica nem acompanhamento especializado de possíveis efeitos colaterais, como vômitos, problemas intestinais e no fígado. O uso indevido está sendo impulsionado por grupos no Whatsapp e no Facebook formados por pessoas que trocam dicas e relatos.

Alguns consultam endocrinologistas antes de tomar o semaglutida (nome genérico do medicamento). Outros iniciam o uso seguindo só orientações obtidas na internet, o que eleva o risco de efeitos indesejados.

No Facebook, um grupo fechado para falar sobre o Ozempic, nome comercial do produto, já soma mais de mil membros. Embora em sua descrição, a página não fale especificamente sobre o uso para a perda de peso, praticamente todos as publicações dos membros são sobre emagrecimento.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Assessoria de Comunicação
o autorAssessoria de Comunicação
assessoria-de-comunicacao
Na seção Assessoria de Comunicação, acesse matérias de autoria independente, produzidas por instituições e agências de notícias. Conteúdos exclusivos que destacam iniciativas, eventos e informações institucionais com credibilidade e clareza.

Deixe um comentário