Curso gratuito do Um Novo Olhar está com inscrições abertas

Curso gratuito do Um Novo Olhar está com inscrições abertas...
Curso gratuito do Um Novo Olhar está com inscrições abertas
Professora Diele Santo no projeto Ver com as mãos - divulgação
Compartilhe em sua rede social:

Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, segundo da série de cursos de capacitação oferecidos pelo projeto Um Novo Olhar, está com suas inscrições gratuitas abertas. Aulas começam no dia 8 de fevereiro e serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ.

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A coordenação de conteúdo é da professora Daina Leyton, que divide as aulas, assíncronas, com a professora Diele Pedrozo Santo. O curso será ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, entre 8 de fevereiro a 4 de abril de 2021. Haverá emissão de certificado, com carga horária de 48 horas, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de uma avaliação sobre o conteúdo apresentado. O Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto. Estão sendo oferecidas 120 vagas para cada uma das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, que serão preenchidas por ordem de inscrição. No total serão 600 vagas para o curso. Todo o material do curso contará com tradução em libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos

Como é possível promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas no estudo, fruição e produção artística? Partindo da pesquisa e da obra de artistas com deficiência, o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade propõe uma reflexão sobre nossas condutas, dentro e fora da sala de aula. E uma discussão sobre quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que é normalmente entendido como limitação e como potencialidade. Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas, investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.

O curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade tem como coordenadora de conteúdo a professora Daina Leyton e contará, ainda, com conteúdo da professora Diele Pedrozo Santo. Durante as aulas, serão abordados os temas Acessibilidade Transversal, Artes e culturas surdas, O ensino da arte para além do olhar, Artes integradas corporalidades e deficiência, Acessibilidade estética e Interdependência de experiências poéticas.

Quem são as professoras

Daina Leyton é educadora, professora e psicóloga. Consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos. Foi curadora do programa Poéticas do Acesso do Sesc Belenzinho e possui vasta experiência em arte-educação, gestão cultural e promoção de saúde, idealizando e desenvolvendo projetos culturais que buscam a sensibilização e a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista. Em 2010, Daina idealizou e instituiu a Acessibilidade no Museu de Arte Moderna de São Paulo (onde coordenou o setor educativo de 2011 a 2020) que cuida para que o museu seja um espaço sem barreiras, físicas, sensoriais, intelectuais ou simbólicas. Esse trabalho de acessibilidade é atualmente considerado referência internacional, multiplicando e inspirando iniciativas em outros espaços culturais e sendo objeto de onze premiações.

Diele Pedrozo Santo é professora de Artes Visuais para alunos com deficiência visual há 13 anos. É mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Ensino da Arte, especialista em Educação Especial (IBPEX) e graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, ela é professora do Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro, trabalhando com cursos de formação de professores na área de Arte, inclusão e acessibilidade cultural e, também, em um curso livre de Arte para alunos com deficiência visual. É idealizadora do Ver com as Mãos, um projeto que busca multiplicar o poder transformador da Arte, empoderando e dando voz à jovens cegos ou com baixa visão.

Sobre o projeto Um Novo Olhar:

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:

  • Curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar
  • Inscrições: gratuitas pelo site do projeto: www.umnovoolhar.art.br
  • Aulas: a partir de 8/2, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre editais e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Categorias
Curso & Concurso
Redação/Ascom

Matérias de autoria independente (instituições e agências de notícias).

Comentários via Facebook

POSTS RELACIONADOS