A conta de luz ficará mais cara em outubro de 2024, após a Aneel anunciar a bandeira tarifária vermelha patamar dois, o que adicionará R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos.
A principal razão para esse aumento é a seca que afeta os reservatórios das hidrelétricas, elevando o custo da geração de energia. No mês anterior, a bandeira vermelha patamar um adicionava R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Para minimizar o impacto no orçamento, é importante adotar práticas que promovam a economia de energia. Especialistas sugerem a escolha de equipamentos com eficiência energética comprovada, como aqueles com selo A do Procel, e o uso de lâmpadas LED, que consomem menos energia.
Além disso, aproveitar ao máximo a luz natural e optar por eletrodomésticos com tecnologia inverter, que podem reduzir o consumo energético em até 80%, são medidas eficazes para diminuir a conta de luz.
Com a energia mais cara, o consumidor precisa se adaptar para equilibrar o consumo e evitar surpresas no fim do mês.