A Igreja Católica teve sua origem a partir do ministério de Jesus Cristo e seus apóstolos, sendo considerada a igreja fundada por Jesus e seus seguidores. Após a morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos começaram a pregar sua mensagem, resultando na expansão do cristianismo. A igreja foi se organizando ao longo dos séculos, com a estruturação do papado, a definição de dogmas, a realização de concílios e a expansão pelo Império Romano.
Com o Édito de Milão, no ano 313 d.C., o cristianismo foi legalizado no Império Romano, e se tornou religião oficial no ano 380 d.C., com o Édito de Tessalônica, promovido pelo imperador Teodósio I. Posteriormente, a divisão da Igreja em Ocidente e Oriente resultou no Grande Cisma do Oriente em 1054, separando a Igreja Católica Apostólica Romana da Igreja Ortodoxa.
Ao longo da história, a Igreja Católica teve um papel significativo na cultura, sociedade e política ocidental, exercendo influência em diversos aspectos da vida da sociedade. Atualmente, a Igreja Católica é uma das maiores religiões do mundo, com uma grande quantidade de fiéis espalhados por todo o globo.