Quinta maior cidade de Pernambuco e a maior do Sertão no estado, Petrolina também é sinônimo de eficiência na gestão pública. A prefeitura do município ampliou a utilização da plataforma cloud de comunicação, atendimento e gestão documental da 1Doc. O contrato foi fechado pela Alfa Consultoria, revenda da companhia na região.
A implementação faz parte do projeto “Petronline”. Para divulgá-lo, houve um evento no dia 31 de julho, no auditório da Fundação Nilo Coelho, que fica na Rua Aristarco Lopes, 330, no Centro. Servidores, secretários municipais e membros comunidade foram convidados. O prefeito Miguel Coelho e demais autoridades estiveram presentes.
Com a medida, a prefeitura de Petrolina espera reduzir gastos com o dinheiro público, agilizar os processos, ter mais eficiência e praticidade no atendimento aos cidadãos, dar mais transparência nas tramitações dos processos administrativos, possibilitar uma maior interação entre a população e o poder público e construir um acervo digital.
O projeto “Petronline” prevê uma economia direta de R$ 39.618,42 por mês ao acabar com a comunicação em papel e uma economia indireta de R$ 264.701,95 por mês com matéria-prima graças à redução de 212.388 impressões mensais, que poupam uma média de 10,62 árvores e mais de 2,1 milhões de litros de água todos os meses.
“Temos buscado todo tipo de inovação para aperfeiçoar os serviços e atendimento à população. Esse sistema novo que estamos implantando ainda permite uma economia de quase R$ 40 mil por mês e seja algo conectado com tecnologia e a preservação do meio ambiente, já que temos a redução do uso de papel e outros recursos”, comentou o prefeito Miguel Coelho.
A cidade já utiliza a plataforma da 1Doc desde 2017 com os módulos de Ouvidoria, e-SIC e Memorando, com 109 usuários que realizam uma média de 1315 atendimentos ao mês. Confira os benefícios que já conquistou com esta iniciativa:
- Até o momento, uma economia direta de R$ 222.440,66 apenas com o módulo Ouvidoria, com uma eficiência de 81% e nota de 9,8 na qualidade dos atendimentos;
- Apenas 5,37% dos atendimentos da prefeitura são feitos presencialmente. Ou seja, o cidadão não precisa se deslocar para ter uma comunicação com o poder público;
- Tempo médio de atendimento caiu de 86 dias para 30 dias, atendendo o estipulado pela legislação;
- Um pedido no módulo e-SIC (sistema eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) passou a demorar apenas 15 dias para ser atendido, ao invés de 117 dias.