Caso das meninas no Cemitério: Porque isso acontece em Santa Filomena e de quem é a culpa

O fato inusitado ocorreu em Santa Filomena, Sertão do Araripe na semana passada, quando três ou mais mulheres muito jovens decidiram dançar em cima dos túmulos do principal cemitério...

O fato inusitado ocorreu em Santa Filomena, Sertão do Araripe na semana passada, quando três ou mais mulheres muito jovens decidiram dançar em cima dos túmulos do principal cemitério da cidade e ainda gravar um vídeo e enviar entre elas pelo WhatsApp, que acabou vazando e ficando famoso na internet. O vídeo de mulheres dançando em cima de túmulos no cemitério de Santa Filomena-PE estarreceu a população de tal forma, que o Facebook virou uma sala de discussão sobre o caso, quase todos os comentários e postagens repudiando a ação das meninas, que foi veementemente classificado como desrespeito e falta de humanidade. De fato, o que aconteceu é vergonhoso e causa revolta, mas diante do observatório que costumeiramente fazemos diante das questões sociais na região, uma razão que poucos citaram, nos chamou atenção: “São meninas que não tem sonhos, diante da falta de políticas públicas pelo desenvolvimento dos jovens de Santa Filomena”, essa foi a visão de alguns, e eu Charles Araújo como redator deste site, tendo permitido a publicação do ato das meninas, resolvi dá espaço ao ‘outro lado da moeda’ e questionar Porque isso acontece em Santa Filomena e de quem é a culpa.

Uma figura muito popular na cidade me perguntou assim: “Porque um cachorro entra na igreja?” e respondeu: “Porque acha a porta aberta!”.

Essas palavras nos reflete outro questionamento: E SE AO INVÉS DE AS MENINAS DANÇAREM EM CIMA DOS TÚMULOS, FOSSEM VÂNDALOS BÊBADOS E DROGADOS COM MARRETAS E QUEBRASSEM TODOS OS TÚMULOS E ARRANJOS ONDE FORAM SEPULTADOS AS PESSOAS MAIS QUERIDAS DE SANTA FILOMENA?

E se um ato de vandalismo ocorresse no patrimônio cultural mais importante da cidade, a Igreja da Matriz, a Casa Paroquial, as nomenclaturas que preservam a história da cidade?

Meu caro leitor, SANTA FILOMENA ESTÁ VULNERÁVEL À ISSO! E porque? Porque o gestor municipal não tem a preocupação de zelar pelo nosso patrimônio. POIS TANTO OS CEMITÉRIOS, QUANTO A FAMOSA E MAIS VALIOSA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO, PRAÇA DA MATRIZ NÃO TEM UM ÚNICO VIGIA PARA GARANTIR A SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO DE NOSSOS BENS PÚBLICOS, COMO O CEMITÉRIO DO CENTRO DA CIDADE, QUE VIROU ALVO DE ESCÂNDALO!

Mais que tudo isso, vem a cruel realidade com relação ao Poder Público e os jovens: QUANTOS PROGRAMAS OU AÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS EM SANTA FILOMENA NOS ÚLTIMOS ANOS, PARA INCENTIVAR O EMPREGO, A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL OU MUITO MENOS ENSINO SUPERIOR?

EM SANTA FILOMENA OS JOVENS NÃO TEM SONHOS!

Portanto, a culpa é também do prefeito Cleomatson que além de não edificar qualquer obra pública no centro da cidade em três anos de mandato, também não tem qualquer preocupação em cuidar e zelar pelo que temos de importante construído por seus antecessores.

E para concluir, Conselho Tutelar não tem competência de vigiar cemitério. Portanto, contra o julgamento precoce de alguns, a culpa não é de quem recebe um salário minimo para inibir a violação dos direitos e proteger milhares de crianças e adolescentes do município.

Categorias
DestaqueVisão e Opinião

Artigos e colunas do blog e de outros outores
Sem Comentários

Publicar comentário

Pesquisa
Charles Araujo Editor

POSTS RELACIONADOS