O Bolsa Família 2023 já começou a ser pago pelo novo governo. Com a mudança do governo, Lula estabeleceu que o Auxílio Brasil deixaria de existir, dando espaço para o retorno do Bolsa Família.
Todavia, com a mudança do nome do benefício, muitas pessoas se questionam se é necessário fazer a atualização do cartão para continuar usando o benefício.
O ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, comandado por Wellington Dias, afirmou que os beneficiários continuarão recebendo o benefício com o antigo cartão do Auxílio Brasil. O novo governo planeja fazer uma limpa no Bolsa Família.
Hoje, milhões de famílias recebem o benefício indevidamente, situação que acaba prejudicando famílias que realmente precisam do benefício.
Desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, fraudes ou erros em benefícios sociais têm sido recorrentes e especialistas dizem ser necessário aprimorar o cadastramento dos beneficiários. O número de famílias com um único integrante no cadastro aumentou em 5 milhões em apenas 11 meses.