EleiçõesDestaques

Blogueiro Ricardo Banana é processado por divulgar notícia falsa contra Gildevan Melo

A Fake News tem o objetivo de ludibriar o eleitor

Blogueiro Ricardo Banana é processado por divulgar notícia falsa contra Gildevan MeloFoto: Montagem CA

A ‘Coligação Juntos por uma Santa Filomena melhor para todos’, processou o blogueiro Ricardo Banana por divulgar uma notícia falsa em seu blog contra a candidatura do majoritário Gildevan Melo.

A ação de indenização contra RICARDO ASSIS DE MENEZES, foi impetrada na 1ª Vara da Comarca de Ouricuri-PE, por dano moral contra a imagem e direito civil do candidato Pedro Gildevan Coelho Melo. Processo nº 0000836-85.2020.8.17.3020.

A notícia falsa

Ocorre que no dia 29 de setembro, Ricardo Banana, com intenção claramente política, divulgou matéria com inverdades sobre a candidatura de Gildevan, gerando muitas dúvidas quanto a mesma. A matéria, logo no seu título diz que por causa de uma condenação no TCU o candidato Gildevan não mais disputaria as eleições de 2020, sendo que colocaria a pessoa de Cícero de Adonias como seu substituto.

Acontece que tal matéria é TOTALMENTE INVERÍDICA e foi veiculada amplamente e intencionalmente, com objetivos puramente políticos, uma vez que Gildevan lidera as pesquisas, e uma notícia dessa tem o poder de gerar dúvidas nos eleitores, alterando assim o seu resultado.

O candidato Gildevan

A realidade é que jamais foi sequer cotado o nome de Cícero de Adonias para substituir o de Gildevan; uma vez que a situação do mesmo lhe permite registrar sua candidatura, conforme será comprovado.

Uma prova da notícia falsa divulgada por Banana é que, para substituir o candidato da coligação, esse suposto substituto teria que ser filiado a um dos partidos da coligação, o que no caso não ocorre. Bem como, para haver essa substituição, o suposto substituto teria que ter sido aprovado em convenção, o que também não ocorreu.

Com relação à suposta impossibilidade do candidato Pedro Gildevan, também é totalmente inverídica tal matéria. De fato, houve uma condenação do candidato no TCU, porém tal condenação não transitou em julgado, e pode ser recorrida com efeito suspensivo, o que afasta a inelegibilidade.

O objetivo da matéria

Trata-se de uma manchete chamativa, que tem o claro objetivo de ludibriar o eleitor, fazendo-o crer que Gildevan Melo não será candidato, quando na verdade nada impede o registro de sua candidatura.

O réu

O réu (RICARDO BANANA) é reincidente em matérias dessa natureza envolvendo o nome de Pedro Gildevan. Desde 2016 o réu sensacionaliza toda notícia envolvendo o nome de Gildevan, espalhando mentiras, manchando a imagem do candidato, e agora com sua vantagem nas pesquisas vem sendo mais corriqueiras as fake news envolvendo o candidato da ‘coligação Juntos por uma Santa Filomena melhor para todos’.

O pedido de indenização

Diante dos danos morais cometidos por Ricardo Banana contra o candidato Gildevan Melo, a Coligação, através do advogado Bryan Coelho – OAB PE39632, pediu indenização de 50 salários mínimos vigentes; a tutela antecipada para obrigar o blogueiro a retirar a matéria inverídica de toda e qualquer plataforma digital; além de custas processuais e honorários advocatícios arbitrados.

Da redação, Charles Araújo, com informações da Assessoria jurídica

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filó Notícias by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário