Bastidores da política; eleições municipais 2024 em Santa Filomena (PE)

Está só começando e até 06 de outubro de 2024 serão muitos capítulos de animosidade política, em que o resultado poderá mudar tudo ou tudo ficar como está...
Bastidores da Política em Santa Filomena Cleomatson, Gildevan e Wagner

Criado em 29 de setembro de 1995, o jovem município de Santa Filomena, no sertão do Araripe pernambucano é comandado a mais de 25 anos pelas famílias Melo e Vasconcelos; que embora sejam rivais, são diretamente ligadas pelo vínculo de sangue da família Coelho. 

Por Charles Araújo

História 

O ex-vereador de Ouricuri Geni Lemos de Vasconcelos foi o primeiro prefeito por 4 anos (1997-2000), não tendo conseguido ser reeleito, Gildevan Melo assumiu a Prefeitura em 2001 e permaneceu por dois mandatos consecutivos, até 2008, ano em que elegeu sua tia Evaneide Melo (2009-2012). Dois anos após as eleições, Gildevan se declarou contra a tia e conseguiu retornar em seu terceiro mandato (2013-2016); não sendo reeleito, seu primo Cleomatson Vasconcelos, tomou a Prefeitura por quatro anos (2017-2020). Gildevan retornou mais uma vez e está na metade do mandato de prefeito (2021-2024). 

Origem dos gestores 

Gildevan Coelho de Melo é filho do ex-prefeito de Ouricuri, Horácio de Melo, que foi casado com Gilza de Macedo Coelho até seu falecimento em 2014. Cleomatson Coelho Vasconcelos é filho do saudoso e primeiro prefeito da cidade, Geni Lemos de Vasconcelos, que foi casado com Marlene de Macedo Coelho, que é irmã de Gilza. Evaneide Antônia de Melo é irmã de Horácio Melo. Gildevan e Cleomatson são primos em primeiro grau. E Evaneide é tia de Gildevan. 

Perfil dos Gestores 

Em uma breve análise de perfil dos gestores, Gildevan é conhecido pela realização de grandes obras na infraestrutura urbana e adequação do município aos principais programas de transferência de recursos federais; além de ser um gestor presente nas comunidades, sem largar a prática do assistencialismo. Já Cleomatson investiu mais em ações direcionadas a zona rural, com a construção de grandes barragens, açudes e poços artesianos. Em quatro anos ele também conseguiu manter a Prefeitura com as contas enxutas, embora o número de servidores tenha reduzido radicalmente durante seu mandato. Desde então a Prefeitura adotou a prática de pagar todos os servidores devidamente em dia, dentro do mês trabalhado. Evaneide sempre foi muito coerente ao seu conhecimento profissional (assistente social). Suas políticas públicas sempre foram voltadas aos mais carentes. Depois de deixar a Prefeitura ela esteve nos palanques dos dois primos. Atualmente é secretária de Assistência Social na gestão do sobrinho. 

Bastidores 

Como sabemos, toda continuidade gera desgaste e questionamentos, respectivamente. Depois de 25 anos em que o município é comandado por duas famílias, apareceu uma terceira, que embora não seja filha do município, esteve presente na política continuamente desde o segundo mandato de prefeito da cidade (2001). Acolhida pelo grupo de Gildevan, a família Mororó já logrou seis eleições de vereador e duas de vice-prefeito; agora anuncia-se na disputa majoritária em 2024. 
Recentemente Mororó se declarou rival ao atual prefeito com quem esteve nos últimos 22 anos e “se juntou” com Vasconcelos para obter a presidência do Legislativo local.

Vai caminhar sozinha?
Não existe ainda uma união consolidada entre Vasconcelos e Mororó. Há quem diga que ‘dois bicudos não se beijam’. A rivalidade Vasconcelos x Mororó sempre foi além da política. Cleomatson e o empresário Wagner Mororó se dizem pré-candidatos a prefeito. Vendo por esta perspectiva, não existirá fusão dos dois grupos e Santa Filomena terá pelo menos três candidatos a prefeito em 2024. 

Faltando mais de um ano e meio para as eleições municipais de 2024, o prefeito Gildevan diz que esta será a melhor de suas quatro gestões e que disputará as eleições para ganhar. Isso causa curiosidades acerca de suas ‘cartas na manga’. Até porque ele agora tem uma aliada forte no estado, a governadora eleita, Raquel Lyra, que já nomeou seu candidato a deputado estadual Joaquim Neto, presidente do IPA, órgão importante para as políticas do governo para as áreas rurais. 

O gestor municipal está com minoria de vereadores na Câmara, mas tem como atrativo para fortalecer seu grupo, uma vaga de vereador e outra de vice-prefeito.
A novela que envolve o município de extensão territorial de 105 quilômetros quadrados, com quase 15 mil habitantes ‘filomenenses’, está só começando e até 06 de outubro de 2024 serão muitos capítulos de animosidade política, em que o resultado poderá mudar tudo ou tudo ficar como está. 

Categorias
DestaquePolíticaSanta FIlomenaVisão e Opinião

Artigos e colunas do blog e de outros outores
Sem Comentários

Publicar comentário

*

*

Pesquisa
Charles Araujo Editor

POSTS RELACIONADOS

Descubra mais sobre Charles Araújo | Santa Filomena-PE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading