Criado em 29 de Setembro de 1997, o jovem município de Santa Filomena é comandado a mais de 20 anos por apenas duas famílias: Melo e Vasconcelos, porém ambas ligadas por outra linhagem de parentesco (Coelho), que alguns classificam como única família.
História Política
Geni Lemos foi o primeiro prefeito por 4 anos, Gildevan Melo teve dois mandatos consecutivos por 8 anos, seguido de sua tia Evaneide Melo por 4 anos, depois Gildevan retornou com um mandato de 4 anos e por último o atual prefeito Cleomatson Vasconcelos que está em seu primeiro mandato de quatro anos. O prefeito Cleomatson é filho do saudoso Geni Lemos.
Perfil dos Gestores
Em uma breve análise da comparação entre a última e a atual gestões e pelas manifestações populares nos bastidores da política de Santa Filomena, pode se dizer que a forma de governador do atual prefeito deu foro à pretensão de retorno do ex prefeito Gildevan Melo. A gestão anterior ficou conhecida pelas grandes obras realizadas, seja com recursos próprios ou estaduais e federais. Bem como as ações sociais em favor dos mais carentes. Já a atual, as investidas até o momento foram mais direcionadas à zona rural, especificamente na construção de barragens, açudes e poços artesianos. Demais setores da administração pública foram mantidos, mas sem destaque.
Eleições 2020
Até o momento, pouco mais de um (1) ano antes das eleições municipais 2020, somente dois nomes são destaque na concorrência para prefeito. Cleomatson luta por sua reeleição e Gildevan articula seu retorno. Outro nome foi cogitado por cerca de três meses, chegando a juntar alguns líderes comunitários e até um vereador, mas a ideia não vingou e quase todos os envolvidos retornaram à oposição que é considerada a mais forte e atuante do Araripe. Enquanto o prefeito tem ao seu lado 7 (sete) dos 9 (nove) vereadores, o que favorece ao desempenho da gestão.
Até 02 de Outubro de 2020 muita coisa pode acontecer. É esperar para ver.