ColunistasDenúnciaDestaquesPolítica

Bastidores da política, eleições municipais 2020 em Santa Filomena PE

Em Santa Filomena, Sertão do Araripe pernambucano, os acontecimentos dos últimos três (3) anos na política evidenciam com clareza que a campanha para prefeito será pontuada apenas por dois candidatos (o ex e o atual prefeito)

Cidade de Santa Filomena, Sertão do Araripe

Criado em 29 de Setembro de 1997, o jovem município de Santa Filomena é comandado a mais de 20 anos por apenas duas famílias: Melo e Vasconcelos, porém ambas ligadas por outra linhagem de parentesco (Coelho), que alguns classificam como única família.

História Política

Geni Lemos foi o primeiro prefeito por 4 anos, Gildevan Melo teve dois mandatos consecutivos por 8 anos, seguido de sua tia Evaneide Melo por 4 anos, depois Gildevan retornou com um mandato de 4 anos e por último o atual prefeito Cleomatson Vasconcelos que está em seu primeiro mandato de quatro anos. O prefeito Cleomatson é filho do saudoso Geni Lemos.

Perfil dos Gestores

Em uma breve análise da comparação entre a última e a atual gestões e pelas manifestações populares nos bastidores da política de Santa Filomena, pode se dizer que a forma de governador do atual prefeito deu foro à pretensão de retorno do ex prefeito Gildevan Melo. A gestão anterior ficou conhecida pelas grandes obras realizadas, seja com recursos próprios ou estaduais e federais. Bem como as ações sociais em favor dos mais carentes. Já a atual, as investidas até o momento foram mais direcionadas à zona rural, especificamente na construção de barragens, açudes e poços artesianos. Demais setores da administração pública foram mantidos, mas sem destaque.

Eleições 2020

Até o momento, pouco mais de um (1) ano antes das eleições municipais 2020, somente dois nomes são destaque na concorrência para prefeito. Cleomatson luta por sua reeleição e Gildevan articula seu retorno. Outro nome foi cogitado por cerca de três meses, chegando a juntar alguns líderes comunitários e até um vereador, mas a ideia não vingou e quase todos os envolvidos retornaram à oposição que é considerada a mais forte e atuante do Araripe. Enquanto o prefeito tem ao seu lado 7 (sete) dos 9 (nove) vereadores, o que favorece ao desempenho da gestão.

Até 02 de Outubro de 2020 muita coisa pode acontecer. É esperar para ver.

Por Charles Araujo
Filó Notícias by Charles Araújo
Redação de Notícias
o autorRedação de Notícias
colunas-colunistas
Na Redação de Notícias, você encontra um bloco de informações diversificadas e atualizadas, cobrindo os principais acontecimentos em política, cultura, saúde, segurança e outros temas relevantes. Acompanhe as matérias mais recentes no Brasil e no Mundo e fique bem informado(a)

Deixe um comentário