Auren Energia auxilia na reforma e revitalização de três escolas públicas na Chapada do Araripe

Escolas de Santa Filomena e Ouricuri...
Auren Energia auxilia na reforma e revitalização de três escolas públicas na Chapada do Araripe
Compartilhe em sua rede social:

O objetivo é beneficiar 5 mil alunos no semiárido pernambucano com as melhorias nas escolas

No mês dedicado a educação, a Auren Energia realiza, obras de reforma e revitalização em três unidades escolares localizadas nos municípios de Santa Filomena e Ouricuri, em Pernambuco. A reforma é uma das iniciativas da empresa voltada para a melhoria na qualidade do ensino e na qualidade de vida de crianças e adolescentes da região.

Com as obras, a capacidade de atendimento escolar na região será triplicada, acolhendo a um maior número de alunos e contribuindo para a avanço dos índices de escolaridade no semiárido pernambucano. No município de Santa Filomena, duas escolas serão beneficiadas; Escola Antônio Secundino, localizada na comunidade de Zé Martins e a Escola Henerville Mororó, no distrito de Socorro. Na cidade de Ouricuri, as reformas irão ocorrer na escola Ulysses Guimarães, no Povoado Cara Branca, zona rural do município. Ao todo, cerca de 5 mil alunos serão beneficiados com as reformas.

Para a realização das operações, as comunidades de Cara Branca e de Zé Martins receberão subcrédito social da Auren por meio do BNDES, já as obras em Socorro terão 100% do custo financiado pela Auren Energia, somando um investimento de mais de R$ 1,5 milhões, que serão investidos em diversas mudanças estruturais de acordo com a necessidade de cada instituição. Entre elas, estão: substituição do telhado; troca de janelas e portas; pintura de toda escola; troca de revestimento do piso; nova rede interna de elétrica; novas mobílias e acessórios, tratamento das infiltrações localizadas; nova instalação hidrossanitário; reformas de salas e rampas de acessibilidade e cobertura da área de recreação e do refeitório. 

Segundo Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento Social na Auren Energia, a ação reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social da região. “Desde a sua chegada na região, a Auren tem atuado para fortalecer a educação municipal na Chapada do Araripe. Além das reformas estruturais, atuamos com programas voltados para a melhoria na gestão educacional por meio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que conta com apoio das secretarias de educação dos municípios”, conta.

Legado para a região

Essa não é a primeira vez que a Auren Energia realiza obras e melhorias em unidades escolares na região da Serra do Inácio, na divisa dos estados de Pernambuco e Piauí. Em 2021, por meio do LabÁgua, programa de aceleração de projeto com foco na melhoria do acesso à água, foi instalado um purificador no bebedouro da Escola Santo Inácio, localizada no Distrito de Ramada, em Curral Novo do Piauí, possibilitando água tratada para alunos e professores. Esta é a mesma escola que em 2017, recebeu energia elétrica por meio da fixação de 12 painéis solares, instalados pela Auren Energia.

Fundada em 2006, a instituição ficou 13 anos sem energia. Além da parte elétrica, a escola também passou por uma reforma e ampliação, com salas novas, pátio, biblioteca e refeitório, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, além de colaborar com a educação na comunidade.

A Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na comunidade Vila do Mel, zona rural do município de Betânia do Piauí, também recebeu melhorias por meio da Auren em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Anteriormente, a unidade escolar atendia 280 alunos, ainda utilizando-se de salas alugadas na comunidade. Após a reforma, a capacidade de atendimento triplicou, chegando a 900 alunos, sendo 600 alunos no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e passou a ter condições para funcionamento noturno, podendo atender mais 300 alunos no período. As benfeitorias permitiram ainda que a escola ofertasse cursos profissionalizantes, de qualificação e Ensino para Jovens e Adultos.

Ao todo, foram construídas três salas de aula, três sanitários – sendo dois com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e um para funcionários -, uma biblioteca, um auditório, um depósito de material esportivo, um depósito de materiais gerais e uma sala de diretoria. A secretaria, o almoxarifado e a sala dos professores também foram ampliados. Além disso, foi feita a cobertura do pátio de recreação e do refeitório.

Categorias
DestaqueEducação

Matérias de autoria independente (instituições e agências de notícias).

Comentários via Facebook