Devido a isso, a Prefeitura realiza algumas medidas sanitárias no convívio com a doença. Equipes distribuíram máscaras e álcool durante a feira livre da cidade, nesta quinta-feira (26). Essas ações não são suficientes, tendo em vista que a saúde pública local não dispõe de qualquer aparato de combate efetivo ao vírus.
Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira 26, Santa Filomena tem 120 casos confirmados, 105 recuperados, 7 em investigação e 3 óbitos. Essa estatística pode ter números muito mais alarmantes. Acompanhamos o caso de uma família que teve uma idosa morta pelo vírus e todos os demais membros como: esposo, cunhados, filhos, netos e vizinhos que conviveram com a mesma em seus últimos dias infectada, -não foram testados e não estão sendo acompanhados como deveria. Portanto, é provável que outras pessoas infectadas não façam parte da conta da Prefeitura de Santa Filomena.
A recomendação à população filomenense é para continuar usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool; e ter muita atenção quanto ao distanciamento de no mínimo 1,5m em filas ou qualquer outro ambiente. Ficar em casa quando não for necessário sair, ainda é medida preventiva mais confiável.
Da redação, Charles Araújo