
Os romeiros do Divino Espírito Santo se preparam para lotar o Distrito de Cachoeira do Roberto, no município de Afrânio (PE). O festejos religioso acontece de 19 a 28 de maio.
A Romaria do Divino Espírito Santo é uma tradição que celebrada por milhares de romeiros, há 206 anos, com muita fé e devoção. Fiéis afranienses e de diversas cidades do país lotam o pacato distrito de Cachoeira do Roberto, para juntos, celebrar com júbilo, a Festa de Pentecostes.
A imagem da uma pomba representa o “Espírito Santo” na igreja de Cachoeira do Roberto, como conta a história local. Ela chegou a comunidade no ano de 1817, pelas mãos de Roberto Ramos da Silva, que a trouxe de Portugal. A partir daí, foi fundado o festejo católico, um dos mais conhecidos e assediados no sertão do São Francisco.
A Festa inicia na sexta-feira (19) e segue até domingo (28 de maio), o encerramento com a Missa de Pentecostes. Os romeiros caminham em procissão do Distrito até a Igrejinha do Espírito Santo, um percurso de dois quilômetros; em peregrinação, para pagar suas promessas. Muito deles caminham com os pés descalços, enfrentando o sol quente, em louvor ao Santo e adoração a Deus.
Segundo a equipe organizadora, são aguardados mais de 20 mil devotos durante o festejo.
Para saber mais sobre a Romaria do Divino Espírito Santo, em Cachoeira do Roberto, acompanhe a página da Igreja no Instagram @cachoeira.festadodivino .

Com informações de Bruno Brito