A onda de estupros em Pernambuco é alarmante. Nos primeiros seis meses de 2024, o estado registrou de janeiro a junho de 2024, no Recife, na Região Metropolitana e no interior, 1.187 casos, o que significa uma média de uma vítima a cada 4 horas. É um retrato brutal da violência contra a mulher e da fragilidade da segurança pública no estado.
Na capital pernambucana, uma pessoa, em média, tem sido estuprada a cada 24 horas, enquanto duas são abusadas nas outras cidades que fazem parte do Grande Recife. Já no interior, a média é de 4 pessoas.
Os dados abertos do governo não especificam o gênero, a identidade de gênero, nem as idades das vítimas. Eles não têm rosto, mas, pelo histórico de machismo estrutural brasileiro, majoritariamente são mulheres e meninas.
Recentemente, a TV Tribuna PE trouxe histórias chocantes, como o estupro de mãe e filha em Camaragibe na frente do pai. Também causou comoção o abuso cometido por um segurança de uma mulher numa unidade hospitalar, quando ela estava sob efeitos de medicamentos sedativos. Um gama de crimes que continuam sendo cometidos mesmo com a legislação tendo ficado mais rígida.
As condições de trabalho dos profissionais que fazem investigação não ajudam, segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco. Para se ter uma ideia, a Delegacia da Mulher de Olinda está com o teto caindo.
Os dez municípios de Pernambuco com mais casos de estupro, em termos quantitativos, são:
1 – Recife – 213 casos
2 – Jaboatão dos Guararapes – 89 casos
3 – Petrolina – 51 casos
4 – Olinda – 43 casos
5 – Caruaru – 42 casos
6- Paulista – 31 casos
7 – Camaragibe – 20 casos
8 – Serra Talhada – 19 casos
9 – Gravatá – 17 casos
10 – Vitória de Santo Antão – 16 casos
Dos 184 municípios e do Distrito de Fernando de Noronha, 28 cidades não registraram ocorrência. São elas:
1. Altinho
2. Angelim
3. Betânia
4. Calçado
5. Calumbi
6. Camutanga
7. Capoeiras
8. Fernando de Noronha
9. Frei Miguelinho
10. Glória do Goitá
11. Iguaracy
12. Ingazeira
13. Jaqueira
14. Jataúba
15. Lagoa do Carro
16. Machados
17. Mirandiba
18. Parnamirim
19. Poção
20. Primavera
21. Quixaba
22. Salgadinho
23. São Caetano
24. São Vicente Ferrer
25. Taquaritinga do Norte
26. Terezinha
27. Terra Nova
28. Verdejante
Média de pessoas violentadas em Pernambuco no ano passado foi de 8 por dia
Em 2023, pelos dados oficiais da SDS, uma média seria 7,74 foi estuprada por dia em Pernambuco. Mas, como não existem pessoas partidas, o arredondamento correto é 8.
O site da SDS não traz dados que possam ser utilizados para comparação entre os primeiros seis meses de 2023 e de 2024.
Contudo, nos 12 meses do ano passado, foram registrados 2.825 estupros. A média de estupros por 24 horas em Pernambuco foi de 8 pessoas no ano passado. Como o ano de 2024 ainda não terminou, ainda não é possível se os números vão ser menores do que em 2023.
Quais delegacias procurar?
A Polícia Civil informa, com frequência, que crimes de estupro e abuso sexual podem ser denunciados em qualquer delegacia do estado.
Se o município da vítima possui uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), ela pode optar por registrar a ocorrência nessa unidade especializada.
Em Pernambuco, existem 15 Delegacias da Mulher, localizadas nas seguintes cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde e Palmares.