Em Exu (Sertão do Araripe), uma operação contra furtos de água realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, recuperou 10 litros por segundo de vazão no município. A ação, que durou três dias, inspecionou cinco quilômetros da Adutora Luiz Gonzaga e identificou 17 ligações clandestinas. Três pessoas foram presas em flagrante.
O volume recuperado, suficiente para abastecer cerca de 8 mil moradores, equivale ao enchimento de dez piscinas olímpicas por mês. Antes da operação, a cidade recebia apenas cinco litros por segundo, o que agravava o rodízio de abastecimento.
A ação contou com equipes da Compesa e das Polícias Militar (PM) e Civil (PC). Segundo a Companhia, os furtos comprometiam não apenas a oferta de água para a população, mas também a sustentabilidade do sistema.
Indignação
O fato repercutiu na reunião plenária de ontem (18) na Assembleia Legislativa (Alepe), por meio do deputado Abimael Santos. Da tribuna, ele pediu uma maior fiscalização das autoridades competentes e garantiu que todas as denúncias recebidas em seu gabinete sobre furto de água serão cobradas por ele.
(Com informações do Diario/PE)