Notícias

União Brasil e PP rompem com governo Lula e entregam ministérios

pp uniao scaled

O União Brasil e o Progressistas decidiram na terça-feira (2/9) romper institucionalmente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento levará à entrega dos ministérios do Turismo e do Esporte, mas os ministros Celso Sabino e André Fufuca ainda não formalizaram saída.

Bastidores da ruptura

A decisão foi tomada em encontro entre os presidentes Antônio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP). O Planalto avalia como lidar com os ministros que não representam mais suas siglas.

Impactos imediatos

Apesar do desembarque, líderes manterão espaços estratégicos. Arthur Lira seguirá controlando a Caixa Econômica, enquanto Davi Alcolumbre preserva indicações no MCom e MDIR.

O rompimento ocorre após acordo para criar a União Progressista, federação que disputará 2026 unida e planeja indicar o vice em chapa com Tarcísio de Freitas.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário