DestaquesSanta FIlomena

Santa Filomena tem um dos piores abastecimentos de água de PE, segundo Observatório Pedro Campos

Santa Filomena tem um dos piores abastecimentos de água de PE, segundo Observatório

Com o objetivo de fiscalizar a situação do abastecimento de água em Pernambuco, o deputado federal Pedro Campos (PSB) lançou nesta quinta-feira (31) a plataforma Observatório da Água. A ferramenta vai permitir o monitoramento do calendário de rodízio da Compesa, além de receber denúncias da população sobre a falta d’água nas comunidades.

A iniciativa promete um diagnóstico mensal da situação hídrica dos municípios pernambucanos, com base nos calendários oficiais da Compesa. “Vamos acompanhar de perto os rodízios. Se o abastecimento piorar em algum município, vamos cobrar providências”, afirmou Pedro Campos.

Por meio do site www.pedrocampospe/agua, qualquer cidadão pode conferir os dados e enviar denúncias via WhatsApp pelo número (81) 98201-0040. “Se a Compesa não resolver, vamos pressionar até que o problema seja tratado como prioridade”, completou o deputado.

O relatório de julho mostra os cinco municípios com pior abastecimento de água em Pernambuco. Entre eles está Santa Filomena, com média de apenas 1 dia de fornecimento de água durante todo o mês. Os outros municípios são: Jataúba (12h/mês), Araçoiaba (2 dias), Solidão (2 dias e 12h) e Vertente do Lério (2 dias e 14h).

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO

A falta de água em Pernambuco é um problema histórico nas últimas décadas. Prova disso são os oito anos de dificuldades enfrentadas pela população durante os dois mandatos do ex-governador Paulo Câmara (PSB), quando a Compesa foi alvo constante de críticas por moradores de praticamente todos os municípios pernambucanos.

Mesmo com promessas de melhorias e investimentos, o que se viu foi um cenário de caos no abastecimento, com rodízios cada vez mais longos e comunidades inteiras passando semanas, meses e anos sem água nas torneiras. Em Santa Filomena, a cidade ficou até um ano e meio sem uma gota de água nas torneiras.

A falta de água é uma velha conhecida do povo de Pernambuco. Durante os 8 anos de Paulo Câmara (PSB), a Compesa virou sinônimo de sofrimento em quase todo o estado. Rodízios sem fim, promessas não cumpridas e torneiras secas viraram rotina — e em Santa Filomena, a cidade ficou até um ano e meio sem uma gota de água nas torneiras.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
charles-araujo-editor-chefe
Jornalista e comunicador com ampla atuação no Sertão do Araripe. Criador da plataforma Filó Notícias by Charles Araújo, dedica-se a levar informação precisa e relevante à população, abordando temas como política, segurança pública, zona rural, meio ambiente e eventos locais. Além de jornalista, atua como assessor de imprensa, especialista em marketing digital e publicidade e influenciador digital. Com uma linguagem próxima e engajada, Charles é referência na cobertura de notícias que impactam Santa Filomena e região.

Deixe um comentário