DenúnciaDestaquesPolítica

“Enquanto Recife afunda nos índices, prefeito visita interior”, denuncia Julio Lossio Filho; vídeo

"Sejamos francos: o prefeito visita o interior enquanto a cidade afunda na educação e infraestrutura. Esqueceu de administrar sua casa primeiro." diz Lossio

"Enquanto Recife afunda nos índices, prefeito visita interior", denuncia Julio Lossio Filho

O morador de Petrolina e empresário Julio Lossio Filho fez duras críticas ao prefeito do Recife, João Campos, diante dos recentes dados que apontam uma queda significativa nos índices de saneamento e alfabetização da capital pernambucana. Para Lossio Filho, os números refletem um abandono das responsabilidades da gestão municipal, que estaria mais focada em campanhas políticas do que em melhorar a qualidade de vida dos recifenses.

“O prefeito da cidade do Recife passou a última semana quase inteira visitando o interior. Foi pra Garanhuns, foi pra Serra Talhada, foi pra Serrita… rodando o interior, fazendo campanha antecipada pro governo de Pernambuco, mas esqueceu de cuidar da própria casa.”

“Recife teve a segunda maior queda do Brasil no índice de alfabetização”, afirmou Julio Lossio Filho, referindo-se ao levantamento divulgado recentemente, que revela um recuo preocupante no aprendizado básico na cidade. Além disso, ele destacou que “Recife caiu sete posições no índice de saneamento”, um indicador que mede serviços essenciais para a saúde pública e qualidade de vida.

“Essa semana foi divulgado o índice de alfabetização. Recife teve a segunda maior queda do Brasil. Recife ficou com 54,36% das crianças alfabetizadas em 2024”, conforme dados oficiais do MEC.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, Recife está na 83ª posição no ranking nacional de saneamento, com cerca de 75,55% da população atendida pela coleta de esgoto e 75,35% do esgoto coletado devidamente tratado. Apesar desses índices estarem acima de 40%, ainda são insuficientes para uma capital com mais de 1,6 milhão de habitantes e refletem a necessidade urgente de investimentos na infraestrutura básica.

Julio Lossio Filho questiona o foco do prefeito: “O prefeito passou a última semana visitando o interior do estado, fazendo campanha antecipada, mas esqueceu de cuidar da própria casa”. Ele aponta que esses deslocamentos políticos ocorrem enquanto os indicadores da cidade seguem em queda, sugerindo uma falta de prioridade nas questões essenciais do Recife.

Segundo o morador de Petrolina, os recifenses não percebem mudanças efetivas na cidade nos últimos anos de governo do PSB.

“Tem menos crianças morando na rua? Tem menos gente morando na rua? Você se sente mais seguro? O trânsito está melhor? O acesso à saúde básica está melhor?”, questionou Julio Lossio Filho, instigando a população a refletir sobre a gestão atual.

A crítica se estende ao desenvolvimento urbano e social: “O centro da cidade está mais desenvolvido? O que efetivamente melhorou em Recife que justifique o abandono do prefeito das suas funções para tentar um mandato maior?”, disse, chamando atenção para o que ele chama de negligência da prefeitura.

Julio Lossio Filho finaliza seu posicionamento destacando a importância de cuidar da própria cidade antes de buscar outros cargos públicos:

“Será que o prefeito está cuidando de Recife a ponto de largar tudo para tentar um mandato maior?”.

Ele concluiu com tom de cobrança:

“Sejamos francos: o prefeito visita o interior enquanto a cidade afunda na educação e infraestrutura. Esqueceu de administrar sua casa primeiro.”

“Será que vale sacrificar a capital enquanto o prefeito corre atrás de projeções políticas?”

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Redação de Notícias
o autorRedação de Notícias
colunas-colunistas
Na Redação de Notícias, você encontra um bloco de informações diversificadas e atualizadas, cobrindo os principais acontecimentos em política, cultura, saúde, segurança e outros temas relevantes. Acompanhe as matérias mais recentes no Brasil e no Mundo e fique bem informado(a)

Deixe um comentário