A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (16), o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, para a apresentação do plano de investimentos da empresa para 2025. O encontro foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
Investimento e expansão
A Neoenergia informou que investirá R$ 952 milhões no sistema de distribuição de energia do Estado. O valor representa aumento de 6% em relação ao investido em 2024. Entre os projetos anunciados estão a construção de uma subestação em Maria Farinha, no município de Paulista, além da ampliação das unidades de Tejipió e Surubim.
A companhia também vai construir 19 novos circuitos de média tensão e 60 quilômetros de linhas de transmissão. Outra ação é o reforço nas redes inteligentes, com mais automação e monitoramento.
Bases operacionais e empregos
Estão previstas cinco novas bases operacionais em regiões estratégicas do Estado. As unidades já foram entregues em Bom Nome, Buíque, Exu, Santa Cruz e Sertânia. Segundo a empresa, os investimentos devem gerar mais de três mil empregos diretos em Pernambuco até o final deste ano.
Projetos em Fernando de Noronha
Além do continente, a Neoenergia anunciou R$ 350 milhões para Fernando de Noronha. O objetivo é reduzir em até 85% as emissões de carbono. Também está em construção uma usina solar flutuante no açude do Xaréu, com entrega prevista para setembro.
O CEO destacou que Pernambuco é estratégico para o crescimento da empresa.