Uma verdadeira máscara de melhoria na tarifa social foi revelada pelo Araripe Notícias, causando grande repercussão em Santa Filomena. O aumento disfarçado de 10% na conta d’água da Compesa veio travestido de “benefício” para os mais necessitados.
A promessa era de que a tarifa social seria expandida, passando a atender mais de 2 milhões de pernambucanos com renda inferior a meio salário mínimo (R$ 756), permitindo que eles pagassem só metade da conta. Mas, no meio dessa história, ficaram de fora 7 milhões de pessoas. E, pra piorar, as informações sobre quem realmente teria direito ao benefício não foram esclarecidas. Ou seja, a suposta tarifa social pode não passar de um embuste, uma vez que não se tem garantia de que o desconto será mesmo aplicado. E não por acaso, esse “benefício” foi anunciado justamente no Dia da Mentira, 1º de abril.
Façamos as contas: Pernambuco tem 9.058.931 habitantes (Censo 2022). Se apenas 2 milhões seriam beneficiados, isso significa que 7 milhões de pernambucanos vão arcar com um aumento de 9,98% nas suas contas d’água. E a Compesa ainda tem a cara de pau de dizer que esse aumento é pra “reestruturar” a tarifa social. Dos 10% a mais, 8% seriam para compensar os novos beneficiários.
Agora, o mais absurdo: o Sertão inteiro tá sem água regular nas torneiras! O povo recebe vento em vez de água, mas as contas chegam certinho todo mês e se não pagar, tem nome sujo nos mecanismos de restrição de crédito.
Aqui em Santa Filomena, o vereador Derval do IPA mobilizou a Câmara e fez cobranças firmes à Compesa, exigindo que o povo não pagasse por meses em que o abastecimento falhou. Afinal, a cidade passou um ano e seis meses sem receber nem uma gota de água, desde o fim da gestão Paulo Câmara (PSB) até o início da atual gestão Raquel Lyra (PSD).
Para entender melhor o drama que o povo enfrenta, procurei ouvir os moradores:
“Tem mais de dois meses que não sai nada na minha casa” — disse Fernanda.
“Acho que tem mais de dois meses que não sai água aqui em casa. Na avenida São Luiz, bem antes de quebrar uma tal bomba, já tínhamos dias sem água” — relatou Amanda.
“Na minha rua, já tem mais de dois meses que não sai água” — afirmou Marinete.
“O povo precisa perder o medo de “sujar o nome” e deixar de pagar essas contas abusivas. A melhor forma de pressionar é no bolso! Quando sentirem o prejuízo, resolvem rapidinho esse problema. E quanto a “sujar o nome” no SPC, vale lembrar: se colocarem, cabe processo por danos morais por cobrança indevida. O Código de Defesa do Consumidor é claro: ninguém é obrigado a pagar por um serviço que não recebeu!, disse Laerton.
“Quando tem protesto, não vai ninguém” — lamentou Fabrício.
“A melhor forma de protestar é deixando de pagar” — reforçou Laerton.
“A Compesa é a empresa mais irresponsável de Pernambuco” — disparou Alisson.
“Lá em casa, já tem uns quatro meses que não vejo água na torneira” — denunciou Ivaneide.
“Eu não pago mais. Cansei de pagar e não receber água” — afirmou Neide.
“A gente acaba pagando duas vezes: uma na conta e outra no caminhão-pipa. O povo precisa perder o medo e meter a boca no trombone. A desculpa é sempre a tal bomba quebrada. Que bomba da bixiga é essa que nunca consertam?” — indignou-se Joseane.
A situação já passou dos limites. O povo do Sertão não aguenta mais essa falta de respeito. E você, vai continuar pagando por um serviço que não recebe?
Repito: Governadora Raquel Lyra: O povo do Sertão não precisa de historinhas bonitas de Tarifa Social, utilizada como disfarce para aumento de 10% na conta; o povo precisa de água na torneira, como recurso essencial para a vida.
Direto de Santa Filomena, Charles Araújo