A estiagem que afeta grande parte de Pernambuco levou o governo estadual a declarar situação de emergência em 117 dos 185 municípios pernambucanos. O decreto, assinado pela governadora Raquel Lyra e publicado no Diário Oficial do estado, justifica a medida devido aos “danos humanos, materiais e ambientais” causados pela seca prolongada.
Entre os municípios afetados estão Santa Filomena, Trindade, Santa Cruz e Ouricuri. As chuvas esparsas que ainda ocorrem na região estão cada vez mais escassas, comprometendo os reservatórios e ameaçando o fornecimento de água para a população, o que gera prejuízos à economia local, especialmente para a agropecuária.
O decreto tem validade de 180 dias e abrange três situações distintas. No primeiro grupo, estão 66 cidades com reconhecimento federal de emergência. No segundo, 23 municípios nos quais o governo estadual decretou emergência devido à seca hidrológica. O terceiro grupo inclui 28 cidades contempladas nas duas categorias.
Com essa medida, os órgãos públicos deverão agir para minimizar os impactos da seca, facilitando o acesso a recursos financeiros e agilizando a contratação de serviços essenciais.