Donald Trump assumiu nesta segunda-feira (20) o cargo de 47º presidente dos Estados Unidos, após a derrota de Joe Biden nas eleições de 2024.
A cerimônia de posse, realizada na Rotunda do Capitólio, foi marcada pelo frio intenso que atingiu Washington DC Trump prestou juramento diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts, comprometendo-se a “preservar, defender e proteger a Constituição dos Estados Unidos”.
A posse também marcou a entrada de JD Vance como vice-presidente, substituindo Kamala Harris, que perdeu a eleição para Trump. A senadora democrata Amy Klobuchar, presidente do Comitê Conjunto do Congresso para as Cerimônias de Posse, supervisionou o evento.
Em seu discurso, Klobuchar destacou a importância da transferência de importação de poder, um pilar da democracia americana.
Em seu discurso de posse, Trump fez promessas ousadas. Garantiu que os Estados Unidos voltariam a ser uma nação próspera e respeitada internacionalmente.
“A era de ouro dos EUA começa agora”, declarou, enfatizando que o país crescerá como nunca antes. Ele garantiu que colocaria os EUA em primeiro lugar, restaurando sua soberania.