Com a proximidade das eleições de 2024, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma ferramenta que permite ao eleitor praticar a votação na urna eletrônica antes do dia decisivo. A votação para prefeito e vereador está marcada para os dias 6 e 27 de outubro, correspondendo ao primeiro e segundo turnos, respectivamente.
O Simulador de Votação, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um recurso online que visa familiarizar os eleitores com o processo de votação. Criado inicialmente para as eleições de 2014, o simulador oferece um guia passo a passo dos procedimentos na hora da escolha dos candidatos.
O simulador é acessível por diferentes meios, incluindo áudio, texto e Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo que pessoas com diferentes necessidades possam utilizá-lo. Ao acessar a página, o eleitor pode escolher entre simular o primeiro ou o segundo turno da eleição.
Durante a simulação, o eleitor tem a oportunidade de praticar a digitação dos votos em candidatos fictícios, com dados de partidos e candidatos criados para fins de demonstração. O primeiro voto que o usuário pratica é o para vereador, cuja sequência numérica possui cinco dígitos: os dois primeiros identificam o partido político e os três seguintes, o candidato escolhido.
O Simulador de Votação é uma ferramenta importante para garantir que o eleitor esteja preparado e confiante na hora de exercer seu direito ao voto, reduzindo o risco de erros na cabine de votação.
‘Colinha’
A legislação eleitoral permite o uso da chamada “colinha” no dia da votação – uma anotação, em papel, dos números dos candidatos, para que a pessoa não erre ou esqueça os números.
Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, não é possível usar o celular na cabine de votação.
Por Charles Araújo