Eleições

Eleições 2024: veiculação de propaganda política no rádio e na TV está proibida

urna eletronica

As emissoras de rádio e televisão estão proibidas de veicular propaganda política em sua programação normal e noticiários, inclusive na forma de retransmissão de lives eleitorais. A restrição abrange também filmes, novelas, minisséries e qualquer outro programa que faça alusão ou crítica a candidatos, partidos, federações ou coligações, mesmo que implicitamente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu em nota que também é proibida a transmissão de imagens de pesquisas eleitorais ou consultas populares que permitam a identificação dos entrevistados ou manipulação de dados, mesmo sob a forma de entrevista jornalística.

As exceções a essas restrições são os programas jornalísticos e os debates políticos.

Essas medidas estão baseadas no artigo 45 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 43 da Resolução TSE nº 23.610/2019, com o objetivo de garantir igualdade de tratamento entre todos os candidatos nos meios de comunicação. A fiscalização dessas normas visa assegurar um processo eleitoral justo e equilibrado para todos os participantes.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário