Dormentes, 17 de maio de 2024 – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, garantiu nesta quarta-feira (17) as ações para melhorar o acesso à água potável e o desenvolvimento do Sertão do São Francisco. Em agenda em Dormentes, durante a abertura da 20ª Caprishow, feira agropecuária que conta com o apoio do Governo do Estado, Raquel anunciou investimentos robustos para perfuração de poços, reestruturação da Compesa e captação de recursos para o setor hídrico.
Reconhecendo a urgência da situação, a governadora deu início a um programa emergencial para ampliar a oferta de água na região. “Estamos perfurando poços aqui pelo Governo do Estado. Nessa primeira etapa, serão 30 poços no Sertão do São Francisco, mas sabemos que a necessidade é muito maior. Por isso, estamos licitando novas perfurações através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário”, afirmou.

Ciente dos desafios enfrentados pela população, especialmente no sistema de rodízio em Dormentes, Raquel Lyra detalhou as medidas em andamento para mudar essa realidade. “Sei das dificuldades de acesso à água que essa região enfrenta. Venho de uma cidade que já teve locais com seis meses sem água, e pessoas que nunca tiveram a oportunidade de tomar banho de chuveiro. É um desafio enorme, mas estamos trabalhando firmemente para solucioná-lo”, disse.

R$ 1,1 bilhão em investimentos para o futuro hídrico de Pernambuco
Para garantir a segurança hídrica do estado a longo prazo, a governadora anunciou a captação de R$ 1,1 bilhão em investimentos, em parceria com o Governo Federal e um banco internacional. “Através do Sistema Simplificado de Abastecimento Rural e com o apoio do presidente Lula, estamos assegurando esse recurso para Pernambuco”, destacou.
Reestruturação da Compesa: eficiência e qualidade para o Sertão
Raquel Lyra também abordou a reestruturação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados. “Estamos reestruturando a Compesa, que por muito tempo não entregou água de qualidade para a população. A empresa está sob nova direção e buscando recursos para investir em barragens, adutoras, tratamento e redistribuição de água”, explicou.
Compromisso com o desenvolvimento do Sertão
A governadora reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do Sertão do São Francisco. “Tenho um ano e quatro meses de governo e sei que não podemos fazer tudo de uma vez, mas estamos trabalhando com um olhar estratégico para o futuro da região. Em breve, voltarei a Dormentes para assinar a ordem de serviço da Compesa, que trará mais água e desenvolvimento para o município”, finalizou.

Por Charles Araújo