Petrolina, no Sertão Pernambuco, registrou um total de 177 homicídios em 2023, um aumento de 28% em relação ao ano anterior, e o maior número de mortes violentas nos últimos dez anos. No primeiro semestre de 2023, foram registrados 83 homicídios. A maioria das vítimas tinha entre 21 e 30 anos. Abril foi o mês mais violento, com 20 pessoas assassinadas.
A Secretaria de Defesa Social (SDS), publicou dados com registro de 3.632 Mortes Violentas Intencionais (MVI) em 365 dias no Estado de Pernambuco. A média diária de homicídios em 2023 é de 9,9 mortes por dia.
Se comparado ao mesmo período de 2022, o aumento de casos no estado foi de 6,2% no estado.
De janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 3.418 mortes violentas. Foram 214 homicídios a mais no comparativo com a série histórica nos dois anos.
A violência em Petrolina é um problema complexo, que exige ações de curto, médio e longo prazo. O governo municipal e o governo estadual precisam trabalhar juntos para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Aqui estão algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir a violência em Petrolina:
- Aumento do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil: Isso permitirá que as forças policiais estejam mais presentes nas ruas e combatam a criminalidade de forma mais eficaz.
- Investimento em inteligência policial: Isso permitirá que as forças policiais identifiquem e prendam criminosos com mais eficiência.
- Políticas públicas de prevenção à violência: Essas políticas devem focar na educação, geração de emprego e renda e inclusão social, para reduzir as causas da criminalidade.
É importante que a população também se envolva no combate à violência. Todos devem denunciar crimes às autoridades e ajudar a criar um clima de paz e segurança na cidade.
Referência bibliográfica: SDS-PE, G1 Petrolina