DestaquesNotícias

Brasil tem queda de 5,7% nos assassinatos em 2023 na comparação com 2022

Santa Filomena: Homem é assassinado a tiros dentro da sua residência

Os dados recentes do Ministério da Justiça do Brasil indicam uma queda de 5,7% nos crimes violentos letais entre 2022 e 2023. Estes crimes incluem homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e feminicídios, excluindo a letalidade policial. Essa tendência de queda vem sendo observada desde 2018, apesar de uma desaceleração recente.,

Em 2020, o Brasil ocupava a oitava posição entre os países mais violentos do mundo, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas (UNODC). Naquele ano, o país, com 2,7% da população mundial, foi responsável por 20,4% dos 232.676 homicídios registrados em 102 países.

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, atribui a redução à implementação de regras mais rígidas para o registro de armas de fogo, que teve uma queda de 79% em comparação ao ano anterior, e ao aumento de 16% na apreensão de armas ilegais. Durante o período de janeiro a novembro, foram registradas 28,3 mil novas armas, e 9,8 mil armas ilegais foram apreendidas.

Flávio Dino, que deixará o cargo de Ministro da Justiça em 8 de janeiro para assumir uma posição no Supremo Tribunal Federal (STF), expressou satisfação com a redução dos crimes violentos letais intencionais e com os avanços na redução do desmatamento.

Além disso, houve um aumento de 122% nas fiscalizações em estradas federais, visando combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2023, foram fiscalizados 14,3 mil locais considerados vulneráveis, um aumento significativo em relação aos 6,4 mil locais fiscalizados em 2022.

FILÓ NOTÍCIAS by Charles Araújo
Fabio Lucas Carvalho
Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Deixe um comentário