Em uma análise publicada em 2 de agosto de 2023, o jornal espanhol El País avaliou o primeiro ano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O jornal considerou que o Brasil foi transformado em uma espécie de “oásis de estabilidade” na América Latina, em comparação com outros países da região que enfrentam crises políticas, econômicas ou sociais.
O El País destacou que o Brasil vive um momento de ‘normalidade democrática, após o mandato caótico de Jair Bolsonaro’. O jornal também ressaltou que o país tem apresentado um crescimento econômico sólido, com uma inflação controlada e um mercado de trabalho em expansão.
No cenário exterior, ‘o Brasil também é visto como um exemplo de estabilidade’. O El País citou episódios como o terremoto político desencadeado na Argentina pela ascensão da extrema-direita, o medo de uma guerra entre a Venezuela e a Guiana, os ups and downs constitucionais no Chile e a deriva autoritária de Nayib Bukele em El Salvador.
A avaliação do El País é positiva para o governo Lula. O jornal destaca que o presidente brasileiro tem conseguido recuperar a credibilidade internacional do Brasil e promover a estabilidade política e econômica no país.
No entanto, o jornal também aponta alguns desafios que o governo Lula ainda precisa enfrentar. Entre eles, estão a desigualdade social, a violência e o desmatamento.
O El País conclui sua análise afirmando que o Brasil tem um potencial enorme para se tornar uma grande potência global. No entanto, o país precisa superar os desafios que ainda enfrenta para alcançar esse objetivo.