O Plano Plurianual (PPA) do Governo de Pernambuco, enviado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) nesta quinta-feira (5), prevê um investimento de R$ 24,7 bilhões para os próximos quatro anos. O montante é três vezes maior que o previsto para o período de 2022 a 2025, que foi de R$ 8,2 bilhões.
O PPA é um documento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do governo para um período de quatro anos. O documento aprovado nesta quinta-feira prevê investimentos em áreas como:
- Educação: construção de novas escolas, reforma de escolas existentes e implementação de programas de ensino.
- Saúde: construção de novos hospitais, reforma de hospitais existentes e implementação de programas de saúde.
- Infraestrutura: construção de novas rodovias, reforma de rodovias existentes e implementação de programas de saneamento básico.
- Segurança pública: ampliação do efetivo da polícia, construção de novas unidades policiais e implementação de programas de prevenção à violência.
- Ações sociais: implementação de programas de combate à pobreza, fome e desigualdade social.
A governadora Raquel Lyra afirmou que o PPA é um documento ambicioso, mas necessário para o desenvolvimento de Pernambuco. “É um plano que vai transformar a vida das pessoas, investindo na educação, na saúde, na infraestrutura e na segurança pública”, disse.
O PPA ainda precisa ser aprovado pela Alepe para entrar em vigor.