Os principais reservatórios de Santa Filomena (PE) ficaram vazios, mesmo diante do extenso período de chuvas no município. Com a situação do manancial responsável pelo atendimento da cidade em colapso, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa terá que recorrer ao carro-pipa, como única alternativa para socorrer a cidade do sertão pernambucano, segundo a Empresa.

Nesta quinta-feira (14) os representantes da gerência regional da Compesa, Kassio Kramer e Mário Solon, visitaram Santa Filomena e reuniram com o prefeito Gildevan Melo, sua assessoria e o secretário de Infraestrutura Wallison Diego, para discutir acerca da situação causada pelo colapso da Barragem Paulo Coelho e formar uma parceria de trabalho, no sentido de diminuir os impactos da situação hídrica na vida dos moradores da zona urbana.
A crise hídrica vem afetando os moradores já faz algum tempo, de forma que alguns já resolveram morar na zona rural. Já houve protesto e a expectativa é de muita dificuldade na cidade.
Veja também
Usuários realizam manifestação na frente da Compesa em Santa Filomena por falta de água na cidade
Abastecimento nos prédios públicos
A Prefeitura de Santa Filomena apresentará um levantamento de todos os prédios públicos como escolas, unidades de saúde e seus reservatórios para que a Compesa faça o planejamento e abasteça com água tratada, direto de Ouricuri, que fica a 90 km de distância.
Abastecimento para a população
Será implantado chafariz no centro da cidade e em pelo menos quatro bairros (Vila Nova, Cohab Antiga, Cohab Nova e Caramari); a Sede da Compesa também distribuirá água diretamente do armazenamento principal (caixa). O prefeito Gildevan Melo propôs outras medidas ao gerente regional, mas isso ainda dependerá de autorização da superintendência.
Adutora do Oeste
Santa Filomena dispõe de uma adutora que capta água do Rio São Francisco. Mas faz muito tempo que o precioso líquido não chega à cidade, “devido ao crescimento do número de usuários que se beneficiam do canal, em outras localidades, antes do ramal de Santa Cruz e Santa Filomena”, afirma a Compesa.
Sem água encanada, sem pagamento de boleto
Kassio Kramer garantiu que “o faturamento será suspenso; não chegará mais conta nos domicílios de Santa Filomena, enquanto houver colapso”. O blog fica à disposição da população, caso haja cobrança indevida, a Compesa será informada para sanar o problema.
Até quando
Está faltando água na torneira em Santa Filomena já faz mais de uma semana. O abastecimento por carro-pipa começa nesta sexta-feira, 15 de julho e seguirá até a ‘piedade divina’, quando voltarem as preciosas chuvas com grande volume de água para acabar o colapso em Santa Filomena.
Por Charles Araújo