O deputado estadual Antonio Fernando (PSC) teve papel fundamental nas negociações entre o Governo de Pernambuco e a poulação do distrito de Socorro em Santa Filomena, Sertão do Araripe, que desde segunda-feira (31.01) bloqueava a estrada que liga a PE-625 ao Parque Eólico da Votorantim Energia, na Serra do Inácio. Os manifestantes reivindicavam a pavimentação asfáltica de 20 quilômetros de estrada de terra. A estrada sai do Sítio Mulungu (PE-625), passa pelo perímetro urbano do Socorro e vai até o parque eólico no município de Curral Novo-PI. Como forma de protesto, os manifestantes impidiram o tráfego de caminhões e outros veículos de empresas prestadoras de serviços da Votorantim Energia na Serra do Inácio.

Em apoio à população local, Antonio Fernando articulou um contato direto com a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e na tarde desta quinta-feira (03.02) foi firmado um compromisso com o Governo de Pernambuco que possibilitou o fim do protesto e a suspensão do bloqueio na estrada. Através de uma reunião remota, envolvendo o deputado Antonio Fernando, o prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo, lideranças dos manifestantes e o interlocutor do Governo, o Secretário Executivo de Articulação e Acompanhamento, da Secretaria da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, o o protesto chegou ao fim. Participou também das negociações Roberto Abreu, Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco/ ADEPE.
Falando em nome do Governo, Eduardo Figueiredo, assumiu o compromisso de já no próximo dia 21 de fevereiro publicar o edital do Projeto referente ao trecho da rodovia. Pelas previsões de Figueiredo, até o mês de abril estará definida a empresa responsável pela elaboração do Projeto. E com cerca de mais 3 (três) ou 4 (quatro) meses, por volta do mês de agosto, o Projeto deverá estar concluído.
“O primeiro passo – sendo um dos mais importantes – para a realização da obra, que é o projeto, já foi garantido pelo Governo de Pernambuco. Eu considero isso uma grande vitória para a população do distrito de Socorro, em Santa Filomena”, comemorou Antonio Fernando. O deputado também destacou que “todos os passos para a elaboração do projeto e posterior execução da obra de pavimentação da estrada serão acompanhados por um grupo de trabalho que será criado pelas lideranças do movimento em defesa da rodovia”, concluiu.
Charles Araújo, com informações da Ascom