No boletim da Covid-19 desta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Santa Filomena divulgou o aumento de 23 casos ativos em uma semana. O número de infectados subiu de 07 para 30 no período 12 a 19 de novembro.
Em mais de um mês do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino e com o afrouxamento das medidas de prevenção ao coronavírus, Santa Filomena volta ao elevado número de infectados. Depois de quase dois anos sem aulas presenciais, o município reestabeleceu o ensino no formato presencial dia 13 de outubro, embora com muitas mudanças. Os cuidados preventivos também foram afetados, devido ao relaxamento das exigências sanitárias em todo o país. Embora preocupante, mas não diferente do resto do país, Santa Filomena, que meses atrás passou aproximadamente 30 dias sem nenhum caso, agora voltou a subir nas estatísticas da Covid-19.
A Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica informou: “No momento as medidas que vão ser tomadas serão o avanço na vacinação e o impulsionamento de orientação sobre as medidas de prevenção ao vírus”. Afirmou ainda que, “estão sendo ofertados testes rápidos para os sintomáticos, nas Unidades de Saúde do município”. Informou a coordenadora Juliana Carvalho.