Após a sessão de (05/03), o presidente Edclécio Freitas e os vereadores Tico de Pedro Otávio, Marcionílio Benício, Erim de Cícero Henrique, Chixico Coelho, Valdir Teixeira e Wallace Mororó, levantaram a Bandeira do Estado, prestando uma homenagem à Data Magna de Pernambuco, oficializada feriado estadual, nesta sexta-feira 06 de março de 2020.
[su_youtube url=”https://youtu.be/ON0K0wtzesE” width=”800″ height=”500″]
Entenda por que 6 de março é feriado em Pernambuco
A lei que tornou o dia feriado faz referência à eclosão da Revolução Pernambucana e ao período em que Pernambuco foi um estado independente da Coroa Portuguesa.
O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017. Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.
O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país.
A lei que institui o feriado da Data Magna de Pernambuco, de autoria dos deputados Terezinha Nunes (PSDB) e Isaltino Nascimento (PSB), prevê que as escolas aproveitem a semana para abordar a história pernambucana.