Com a triatleta Luisa Baptista e a patinadora Bruna Wurts, o Brasil conquistou neste sábado (27) duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
O primeiro ouro do país nesta edição da competição foi no triatlo feminino. Com o tempo de 3h00m55s na corrida, Baptista superou a compatriota Vittoria Lopes (2h01m27s) e subiu no lugar mais alto do pódio. Já a mexicana Cecilia Perez terminou a prova na terceira colocação.
Nesta mesma prova, só que no masculino, Manoel Messias terminou atrás somente do mexicano Crisanto Grajales e ficou com a medalha de prata. O bronze foi para o argentino Luciano Taccone.
Já o outro ouro do Brasil foi um feito inédito. Na patinação artística, Wurts desbancou sua principal concorrente, a argentina Giselle Soler, e venceu a prova. A brasileira aproveitou a queda da rival durante a coreografia do programa longo. A terceira colocação ficou com a equatoriana Eduarda Fuentes.
Essa foi a primeira vez em um Pan-Americano que uma brasileira conquistou uma medalha de ouro nesta modalidade.
Na prova masculina da patinação artística, o brasileiro Gustavo Casado ficou com o bronze no programa longo. O atleta ficou atrás do argentino Juan Sanchez e do norte-americano John Burchfield.
O Brasil também conseguiu fechar o terceiro dia do Pan com duas medalhas no taekwondo. Os atletas Talisca Reis e Paulo Ricardo Melo conquistaram uma prata e um bronze nas categorias -49 kg e -58kg, respectivamente.
A oitava medalha do dia veio na disputa por equipes na ginástica artística. A equipe do Brasil somou 158.550 pontos e ficou com o bronze. O país sul-americano ficou atrás somente dos Estados Unidos (171.000 pontos) e do Canadá (160.600).
Com oito medalhas conquistadas, sendo elas duas de ouro, o Brasil está em quarto lugar no quadro de medalhas do Pan. O país está somente atrás do México, Estados Unidos e Peru. (ANSA)
Fonte: Istoé