DestaquesEconomiaRural

Veja os municípios beneficiados pelo Garantia Safra 2018/2019 no Sertão de PE

Garantia Safra 2018/2019 Sertão de PernambucoArte: Divulgação
CHARLES ARAUJO | BLOG TV
Espalhe por ai:

Saiu o resultado da análise da perda de safra do programa Garantia Safra, que beneficia anualmente com 5 parcelas de aproximadamente R$ 150,00, os agricultores do estado de Pernambuco e demais estados do Nordeste onde as famílias vivem da agricultura familiar e são afetadas pela seca.

No Araripe todos os municípios não comprovaram perda da safra e conforme a portaria divulgada neste mês de março, os agricultores não recebem o benefício.
No São Francisco os municípios de Afrânio, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista tiveram perda de safra comprovada e os agricultores foram beneficiados.

O Garantia Safra geralmente era pago no final do ano. Mas desde o início do Governo Paulo Câmara (PSB), por atraso na contrapartida do Estado e respectivamente dos municípios, os agricultores passaram a receber com atraso. Prova disso foi o benefício 2017/2018, que era para ser pago no final de 2018 e só foi pago a partir de setembro de 2019, um ano depois do previsto e alguns municípios nem receberam por erro no levantamento.

O garantia Safra 2018/2019 devia começar a ser pago no final de 2019, mas somente agora, quase seis meses depois, saiu o resultado da análise dos indicadores do percentual de perda, que tornou os municípios aptos ou inaptos ao benefício.

Vale destacar que a concessão do seguro dos trabalhadores na agricultura familiar (Garantia Safra) tem contrapartida dos agricultores, municípios, governo do estado e Governo Federal e o pagamento é autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, baseado em análise dos laudos de responsabilidade das prefeituras, através das secretarias de agricultura e meio ambiente, em parceria com as secretarias de agricultura dos estados (no caso de Pernambuco, através do IPA), -constando o levantamento do percentual de perda da safra dos agricultores; bem como informações do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (IBGE).

Segundo informações, a direção do IPA, que é responsável pelas demandas do programa junto aos agricultores, apelou ao Secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, para que sejam efetivadas outras medidas  junto ao Governo Federal, na esperança de ser concedido o direito aos agricultores. Resta esperar.

Veja como ficou a situação de cada município na Região 1:

100% dos municípios da Região 1 (Sertão) aderiram ao Garantia Safra 2018/2019

Inadimplentes 1

Moreilândia

Não solicitaram vistoria

Belém do São Francisco
São José do Egito

Não completaram os laudos

Nenhum

Perda comprovada 16 municípios

Afrânio
Betânia
Cabrobó
Custódia
Floresta
Ibimirim
Itacuruba
Jatobá
Lagoa Grande
Mirandiba
Petrolândia
Petrolina
Salgueiro
Santa Maria da Boa Vista
Serrita
Verdejante

Sem perda comprovada 34 municípios

Afogados da Ingazeira
Araripina
Bodocó
Brejinho
Calumbi
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Cedro
Dormentes
Exu
Flores
Granito
Iguaraci
Ingazeira
Ipubi
Itapetim
Orocó
Ouricuri
Parnamirim
Quixaba
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Filomena
Santa Terezinha
São José do Belmonte
Serra Talhada
Sertânia
Solidão
Tabira
Tacaratu
Terra Nova
Trindade
Triunfo
Tuparetama

Da redação, Charles Araújo
Espalhe por ai:

Facebook Comments

CHARLES ARAUJO | BLOG TV
Charles Araújo
o autorCharles Araújo
Editor

Deixe uma resposta