DenúnciaDestaquesPolícia

Polícia aponta autor do perfil Coxinha_Cabueta_Dormentes no Instagram investigado por cibercrime

Delegacia da Polícia Civil de Dormentes com apoio da Seccional do Estado deflagaram operação nas cidades de Dormentes e Petrolina nesta sexta 03/01, visando inibir e coibir a prática de crime cibernético praticado em desfavor de seis vítimas do município de Dormentes, entre eles funcionários públicos efetivos e dois membros do Poder Legislativo Municipal.

Captura Instagram - @CA-BlogTV
Espalhe por ai:

Matéria publicada em 03/01/2020 às 10:19 e atualizada em 03/01/2020 às 11:28.


Foi constatado o envolvimento do empresário do ramo de refrigeração veicular WANDO EDUARDO GOMES DE SOUSA alimentava o perfil do Instagram coxinha_cabueta_dormentes de seu aparelho celular, sendo esse um dos ALVOS da operação.

A investigação da prática de cibercrime iniciou em meados do mês de Agosto de 2019, onde após a criação de e_mail dormentada@outlook.com, isso no dia 24.08, nasceu o perfil Coxinha_Cabueta_Dormentes, isso no dia 25.08.

Em aproximadamente 30 dias a equipe de investigação nomeada para elucidação do caso em tela identificou o local de criação, horário, IP, cadastro do servidor e um dos manipuladores do perfil, na realidade era responsável por alimentar a página do Instagram com informações com timbre difamatório, calunioso e injurioso.

No decorrer dos dias o responsável por alimentar o perfil passou a mesclar críticas políticas (não foi objeto da investigação) com crimes, realizando estas condutas por 04 meses.

Ao longo deste período foi identificado que a motivação das condutas criminosas eram políticas, onde membro apoiador da oposição, com auxílio de outros atacavam membros da situação política.

O local que foi criado o perfil do Instagram foi alvo de cumprimento de mandado de busca domiciliar, Supermercado no centro de Dormentes PE da cunhada do alimentador das informações no perfil do Instagram, assim como no endereço que reside WANDO EDUARDO GOMES DE SOUSA.
Na operação foram apreendidos celulares, computadores, equipamentos do uso de transmissão de sinal de internet e remédios diversos (no supermercado)

Além do manipulador do perfil ainda está sendo investigado outras pessoas, que se associarem a mais de três responderão ao crime de Associação Criminosa, além dos crimes de calúnia, injúria e difamação em sua forma continuada.

Existe a possibilidade de representação pela prisão temporária, com a identificação dos outros responsáveis pelas condutas criminosas, caso a investigação perceba alguma manobra para apagar provas ou risco de fuga.

Enquanto que os proprietários de provedores que deixaram de responder a requisições da Autoridade Policial serão responsabilizados criminalmente.

Polícia Civil do Estado de Pernambuco, por meio do Delegado de Polícia Civil de Afrânio e Dormentes, Bel. Ronaldo Luz Dantas, com auxílio da 26° Delegacia Seccional do Estado de Pernambuco.

os citados na matéria tem o direito de resposta.

Espalhe por ai:

Facebook Comments

CHARLES ARAUJO | BLOG TV
Redação/Ascom

Deixe uma resposta