Educação

Parceria inédita entre Prefeitura e UFPE traz para Dormentes mais de 40 oficinas de capacitação em diversas áreas

Arte divulgação PMD
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Inscrições começam nesta segunda-feira (27). Oficinas serão ministradas por toda a sede e também nos distritos de Caatinga Grande e Lagoa de Fora

A Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) traz pela primeira vez para Dormentes o projeto UFPE No Meu Quintal, que oferece 45 oficinas de capacitação, gratuitas, para toda a população. Às inscrições começam na próxima segunda-feira (27) e devem ser feitas nas secretarias municipais e na prefeitura. 

Para fazer a inscrição é muito simples, basta escolher as oficinas desejadas e comparecer a secretaria relacionada ao tema até a próxima sexta-feira (31). Os eixos temáticos das oficinas variam desde arte, cidadania, meio ambiente, política, saúde, esportes e assistência social (Confira lista completa abaixo). 

Dormentes é a primeira cidade do Sertão de São Francisco a receber o projeto que está em sua 6ª edição. Cada oficina tem em média 4 horas de duração e serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede e nos distritos de Caatinga Grande e Lagoa de Fora. “Vamos ter uma semana inteira de muitos cursos e atividades em todo o município. São oficinas fantásticas, com temas atuais e importantes e que trazem conhecimento para nossa cidade”, comemora a prefeita, Josimara Cavalcanti.

O PROJETO

Desenvolvido pela Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco, o projeto UFPE No Meu Quintal envolve cerca de 80 estudantes da instituição. O Programa tem o objetivo de oferecer a oportunidade aos discentes da UFPE de agregar novas vivências em educação experiencial por meio de uma imersão na dinâmica social de municípios pernambucanos.

CONFIRA OS CURSOS DISPONÍVEIS 

1SUBJETIVIDADES, CIDADANIA E ARTE: OFICINAS CRIATIVAS COM MULHERES NO SERTÃO PERNAMBUCANO
2A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA SALA DE AULA: POR QUE ‘COMBATER’ AS FAKE NEWS E OS DISCURSOS DE ÓDIO NA ATUALIDADE?
3PESSOA IDOSA: QUAIS OS SEUS DIREITOS?
4MEDIDAS PREVENTIVAS DE DOENÇAS BUCAIS COM PRÁTICAS COTIDIANAS: UMA PROMOÇÃO A QUALIDADE DE VIDA
5ILUMINAÇÃO COM GARRAFAS PET: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA
6AVALIAÇÃO DOS RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM IDOSOS
7OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO COM ADOLESCENTES EM CONTEXTO ESCOLAR
8UM DOCE REMÉDIO: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÃO CAUSADA POR MEDICAMENTOS EM CRIANÇAS
9COZINHA SUSTENTÁVEL: ALTERNATIVAS DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS ALIADAS AO REAPROVEITAMENTO DOS BENS NATURAIS E À CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
10O ENSINO DE HISTÓRIA E O TEMPO PRESENTE
11INTERFACES DO RACISMO: PRIVILÉGIOS? NÃO TEMOS
12APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: AURICULOTERAPIA E MEDITAÇÃO NA MELHORIA DO BEM-ESTAR E DA QUALIDADE DE VIDA
13AME AMAMENTAR
14USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL
15UM DIÁLOGO SOBRE OS DIREITOS DOS JOVENS SEGUNDO O ESTATUTO DA JUVENTUDE E SEUS DESDOBRAMENTOS
16BEIJO DE LÍNGUAS: RELACIONAR FALANTES DO PORTUGUÊS ORAL COM A LIBRAS, UMA LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL
17CARTILHA SOBRE OS CUIDADOS NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS-PARTO
18A ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À VIOLÊNCIA ESCOLAR
19A UTILIZAÇÃO DO PAPERCRAFT COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOLOS NA ESCOLA
20A HUMANIZAÇÃO COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO E ESTRATÉGICO PARA MELHORIA NO ACOLHIMENTO
21CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES PARA INCENTIVAR ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
22CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: O MUNDO DAS PARASITOSES INTESTINAIS VISTO PELO OLHAR DA DIDÁTICA
23IDENTIFICAÇÃO DA PUREZA DO AR ATMOSFÉRICO NO MUNICÍPIO DE DORMENTES-PE; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
24ESPORTES ADAPTADOS PARA POTENCIAIS FORMADORES E POPULAÇÃO DEFICIENTE DE DORMENTES, PE
25AÇÃO PEDAGÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
26SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: PROMOVENDO QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO
27DIÁLOGOS PARA INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA COM O INDIVÍDUO NO ESPECTRO AUTISTA
28INFORMASÍFILIS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À SÍFILIS
29PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ENTENDENDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ATRAVÉS DA LEITURA VERBO-VISUAL
30ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA
31NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS
32COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DORES CRÔNICAS NA COLUNA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DA DOR
33PRODUÇÃO DE SABÃO LÍQUIDO ECOLÓGICO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO SUSTENTÁVEL
34OFICINA DE REPLICAGEM DE FÓSSEIS
35PRODUÇÃO DE TINTURA E REPELENTE NATURAL NO COMBATE ÀS ARBOVIROSES NA COMUNIDADE DE DORMENTES, NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – PE
36PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, AUTOCUIDADO E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
37A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO: APROPRIAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL
38POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
39SAÚDE DO HOMEM: UM OLHAR VOLTADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO E PRÓSTATA NA CIDADE DE DORMENTES
40TERAPIA NÃO FARMACOLÓGICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NO SERTÃO PERNAMBUCANO
41REFORMA DA PREVIDÊNCIA BRASILEIRA: EM QUE ME AFETA?
42EDUCAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA COMO PRÁTICA DE PREVENÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O AUTO-EXAME
43O USO DE MAPAS TÁTEIS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA
44FERRAMENTAS DE ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENGANOSAS ONLINE PARA A POPULAÇÃO DE DORMENTES (PE)
45FAMÍLIA/ESCOLA – ESCOLA/FAMÍLIA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Por Isabella Mendes, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dormentes

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