Ciência e Saúde

Diabete: nova droga é usada para emagrecer, mas há riscos

Foto reprodução
Espalhe por ai:

Grupos nas redes sociais incentivam uso de droga indicada para controlar glicemia e, em muitos casos, medicamento é aplicado sem orientação

Um medicamento lançado no Brasil em 2019 para o tratamento de diabete tem sido utilizado indiscriminadamente para a perda de peso. Isso acontece, muitas vezes, sem prescrição médica nem acompanhamento especializado de possíveis efeitos colaterais, como vômitos, problemas intestinais e no fígado. O uso indevido está sendo impulsionado por grupos no Whatsapp e no Facebook formados por pessoas que trocam dicas e relatos.

Alguns consultam endocrinologistas antes de tomar o semaglutida (nome genérico do medicamento). Outros iniciam o uso seguindo só orientações obtidas na internet, o que eleva o risco de efeitos indesejados.

No Facebook, um grupo fechado para falar sobre o Ozempic, nome comercial do produto, já soma mais de mil membros. Embora em sua descrição, a página não fale especificamente sobre o uso para a perda de peso, praticamente todos as publicações dos membros são sobre emagrecimento.

Espalhe por ai:

Facebook Comments

CHARLES ARAUJO | BLOG TV
Redação/Ascom

Deixe uma resposta