DestaqueEstilo de Vida

Por que as pessoas traem até quem elas amam? Em um relacionamento

Foto divulgação
CHARLES ARAUJO | BlogTV

Quando você é traído, há tantas perguntas, você fica desesperado para encontrar respostas e motivos para tentar entender o que aconteceu. Uma das maiores perguntas é:  por que as pessoas traem as pessoas que amam?

Ter um parceiro que diga que ainda o ama complica ainda mais a confusão em torno dessa questão. E leva à questão de como alguém pode amar alguém e traí-lo ao mesmo tempo?

É verdade que cuidar e amar alguém é o oposto de traí-lo e magoá-lo. Mas isso não significa que alguém não possa se enganar, negar a verdade sobre a infidelidade e dizer a si mesmo que ainda ama o parceiro, apesar de escolher ações que são completamente opostas. A maneira como todos nós podemos mudar a realidade em nossas cabeças para fazer nosso comportamento parecer aceitável é uma das razões pelas quais as pessoas podem trair as pessoas que amam.

Depoimento por Juliana B.

”Estou com meu marido há 12 anos. Nós apenas nos casamos depois de ficarmos juntos por 10 anos. Nós nos conhecemos quando eu tinha 16 anos e estamos juntos desde então. Ao longo de nosso relacionamento, ele lutou contra a negação de seus vícios. Com o vício, houve mentiras, perdas de empregos e perdas em residências. Eu fiquei com ele durante tudo isso. No verão de nosso aniversário de 10 anos, estávamos lutando financeiramente à beira do despejo. Ele deixou o estado em que estávamos vivendo, enquanto eu fiquei com nossos filhos. Ele deveria ficar na casa de sua mãe para trabalhar e para encontrar um lugar para morarmos. Assim que ele saiu, eu senti algo diferente, algo definitivamente estava errado. Acho que sabia, mas não queria aceitar, estava em negação. Aceitava as desculpas de por que ele não podia falar ao telefone ou por que não podia vir me visitar. Até que uma pessoa da nossa família me contou, e eu não pude negar mais. Uma vez que veio à tona completamente, por assim dizer. Mas ele disse que tinha acabado, que era algo que ele não iria repetir. Ele terminou com a amante e veio nos buscar. Nós nos mudamos e ele finalmente se casou comigo. Mas ele diz que não tem um motivo para ter feito o que fez, só disse que não tinha nada a ver comigo. Mas isso não faz sentido para mim. Como você pode trair alguém que você diz que ama? … Ele poderia fazer isso de novo? “

Por que as pessoas traem e prejudicam as pessoas que amam

No fundo, somos todos inerentemente egoístas. Temos que ser para sobreviver. Se não fôssemos, daríamos toda a nossa comida a outras pessoas, morreríamos de fome e morreríamos. Algum nível de egoísmo é necessário e saudável – embora isso cause problemas.

Quando as pessoas são infiéis, são extremamente egoístas, extremas, é o modo “tudo sobre mim”. O amor que a pessoa infiel sente pelo seu parceiro, se torna secundário, ou é ignorado e esquecido. Quando alguém está naquele espaço, apenas quer a sensação boa que vem com paixão, luxúria e a emoção que advém de um novo amor. A maioria de nós conhece a incrível alta que advém desses sentimentos. As poderosas substâncias químicas liberadas no cérebro têm um efeito semelhante ao dos viciados em drogas, então nada mais importa além de ficar tão alto de novo. O mesmo acontece quando somos infiéis

Embora muitas vezes trair pareça ser apenas sexo, quase sempre é muito mais. Por que as pessoas traem as pessoas que amam? Porque eles querem ser aceitos, respeitados, amados, queridos ou elogiados (as coisas que eles provavelmente sentem que não estão conseguindo em seu relacionamento atual). Os motivos variam de pessoa para pessoa, mas são todos sobre uma necessidade que a pessoa está tentando encontrar. Trair pode ser justificado em suas mentes, porque eles não estão recebendo o que acreditam que merecem de seu parceiro atual.

As pessoas podem te trair e te amar no mesmo momento?

Por mais contraditório que possa parecer, seu parceiro pode traí-lo e ainda te amar. É que as necessidades deles vem primeiro.

Depoimento de Teresa S.

”Dois dias atrás, meu marido me contou o que eu suspeitava há anos. Ele teve um caso sexual com um colega de trabalho há 15 anos. Quando olho para trás, nosso filho tinha quatro anos. Ele trouxe sua amante para nossa casa e deixou a filha dela para eu tomar conta, para que eles pudessem trabalhar juntos, depois a trouxe de volta para buscar a filha quatro horas depois. Dois dias atrás, soube que naquele dia ele realmente me viu cuidar da filha dela para que pudessem transar em um prédio abandonado onde trabalhavam. Eu me sinto doente. Eu estou tão machucada. Eu tinha problemas de confiança antes disso e sinto que não posso confiar em ninguém agora. Ele manteve essa informação por 15 anos, continua dizendo que foi há muito tempo e agora é diferente agora, mas não posso me perdoar. Eu sinto como se fosse ontem. Ele dormiu com ela mais de 50 vezes em um período de mais de um ano e me fez cuidar do filho dela enquanto ele fazia isso. Trouxe-a para minha casa para pegar seu filho depois de ter intimidade com ela – essa é a parte que mais me machuca, acho que ele me usou para ter o caso, além de me trair. Quando ela queria um compromisso com ele, ele nos mudou para outro estado (pensei que seria com os pais dele). Ele não tem contato com ela desde que nos mudamos. Ele quer que eu vá a um psicólogo e diz que se sente muito. Pedi-lhe para sair e ele está ficando com seus pais. Meu filho, agora com dezenove anos, sabe e está lidando bem com as coisas, mas meu filho de onze anos está começando a fazer perguntas. Concordei em consultar um psicólogo, mas disse a ele que não me via ficando casada com ele. Trair sob o nariz de sua esposa é simplesmente desumano, ela era incrivelmente pouco atraente, então ele não tinha padrões – o que apenas destrói meu ego. Estou com tanta raiva. Quem trai uma vez, trai sempre. Certo?”

Teresa tem o razão quando diz que “trair sob o nariz de sua esposa é apenas desumano”. Seu marido foi capaz de fazê-lo e provavelmente ainda acredita que a amava ao mesmo tempo, porque trair alguém que você ama exige uma combinação de lógica distorcida, estado distorcido da realidade e pensamento ilusório.

Padrões de uma pessoa infiel

Um padrão típico é que o traidor altera entre períodos de amor, como um marido colocando os filhos na cama para que sua esposa possa descansar e períodos de comportamento desamoroso, como o mesmo homem casado que não volta para casa a tempo porque ele está com a outra mulher. Teresa também está certa de que “ele me usou para ter o caso”.

Obviamente, é necessária alguma psicologia profunda para responder à pergunta por que as pessoas traem as pessoas que amam. Por causa disso, é inteligente fazer o que Teresa fez e obter a ajuda de um psicólogo enquanto você tenta resolver tudo. Ter um profissional psicológico objetivo, confiável e experiente o guiará pelo labirinto de comportamentos de loucura e pensamentos distorcidos muitas vezes é uma necessidade para recuperar sua sanidade.

Quando isso é feito para você, entender por que as pessoas traem as pessoas que amam é uma das coisas mais difíceis de entender. Por ser tão pessoal e doer muito, é muito difícil ser objetivo e ver como é realmente motivado pelo egoísmo e não por machucá-lo.

Dados coletados pelo Site de Relacionamento, Meu Rubi

CA BlogTV
o autorCA BlogTV

Deixe uma resposta