Economia

PRÊMIO BRASIL CRIATIVO ANUNCIA OS 36 FINALISTAS DA PREMIAÇÃO OFICIAL DA ECONOMIA CRIATIVA DO PAÍS

Prêmio Brasil Criativo analisa o cenário do setor no país em 12 categorias e anuncia os 36 finalistas

CHARLES ARAUJO | BlogTV

A economia criativa é um dos mercados mais relevantes do país, não à toa, o PIB da economia criativa brasileira cresceu 70% em uma década gerando mais de 800 mil empregos no Brasil, segundo levantamento da FIRJAN.

Dentro desse cenário, o Prêmio Brasil Criativo, premiação oficial da economia criativa brasileira, chega a sua terceira edição com o propósito de fortalec, revelar e incentivar a economia criativa brasileira, por meio da divulgação e valorização de iniciativas nos diferentes setores que compõem à economia.

O Prêmio traz nesta edição, através de seus finalistas um ranking das iniciativas mais inovadoras do país que são destaque no setor. Para chegar aos 36 finalistas foram avaliados 586 projetos de todas as regiões do país. Especialistas e profissionais renomados analisaram as iniciativas divididas nas 12 principais categorias do setor, entre os jurados nomes como: Gilberto Dimenstein (Catraca Livre), Hugo Possolo (Teatro Municipal), Hamilton Berteli (IBM), Luis Serafim (3M), Luiz Gustavo Pacete (Meio e Mensagem), Tiago Yonamine (Trampos), Nayara Ruiz (Bradesco) , Murilo Gun (Palestrante e Especialista em criatividade), Ana Penso (design), Bárbara Almeida (Dress & Go), Bruna Rieke Calegari (Festival Subtropikal), Chiara Gadaleta (EcoEra), entre outros.

A seleção dos finalistas traz iniciativas diversas que reafirmam a identidade cultural regional, promovem a melhora da qualidade de vida e que utilizam recursos tecnológicos para vislumbrar novos caminhos. Entre as iniciativas estão projetos como Teatro Embaixo da Ponte em Santa Catarina que dissemina a cultura do teatro, o consagrado Festival de Parintins do Amazonas, a escola Is Game que promove a melhora da qualidade de vida de idosos por meio de aulas de games, o canal Ter.a.pia que apresenta uma verdadeira terapia com anônimos contando suas histórias, enquanto lavam louças. Marcas também estão em destaque como a plataforma Elo7, que potencializa a venda de produtos autorais de todo o país e a Demodê uma empresa nordestina de roupas íntimas com rendas manuais feitas pelas comunidades.

“Nesta edição conseguimos ampliar ainda mais o olhar sobre a economia criativa, por meio de um novo recorte nas categorias, revelando iniciativas pequenas e de grande porte dentro de diferentes setores. O Brasil tem um potencial criativo imenso e permanente com uma diversidade que proporciona experiências múltiplas com resultados claros na economia, gerando empregos, competitividade e crescimento inclusivo. Podemos ver tudo isso, através dos finalistas do Prêmio Brasil Criativo”, analisa Lucas Foster idealizador do Prêmio Brasil Criativo, psicólogo especialista em criatividade e uma das principais referências em economia criativa no país.

Os grandes vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro, em São Paulo, na cerimônia de Premiação que acontece dentro do Festival de Criatividade Pixel Show.

Confira abaixo o resumo dos projetos finalistas, divididos pelas 12 categorias:

CATEGORIA ARQUITETURA – CIDADES PARA PESSOAS

Projeto Arquitetura Aberta

É uma ação de impacto social que promove o bem-estar de comunidades de baixa renda a partir da melhoria de suas moradias. A Arquitetura aberta criou uma metodologia de trabalho para potencializar a qualidade de vida desses moradores, por meio de uma arquitetura acessível e consciente.

facebook.com/arquiteturaabertaoficial/

Plataforma Cidades.Co

Uma plataforma que engaja e traz ferramentas para que os cidadãos sejam protagonistas da melhoria seus bairros, fortalecendo iniciativas locais para criar espaços mais humanos, acessíveis e de qualidade.

https://www.pracas.co/

Teatro Embaixo da Ponte

Localizado embaixo da ponte Curt Hering na cidade de Rio do Sul em Santa Catarina, o espaço é um ambiente de difusão da cultura, com capacidade para até 200 pessoas, já recebeu mais de 300 atividades.

www.teatrodaponte.com

CATEGORIA ARTES CÊNICAS – FESTIVAIS QUE TRANSFORMAM

Festival do Teatro Brasileiro

Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999 tem como característica intrínseca viajar, e levar a cultura do teatro brasileiro de um estado a outro.

http://20.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

Festival Folclórico de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é um espetáculo a céu aberto e o maior festival folclórico do Brasil, realizado no interior do Amazonas. As apresentações acontecem ao longo de três dias, durante os quais, duas agremiações expõem o resultado de suas pesquisas e de seus preparativos, os quais normalmente giram em torno de temas ligados às histórias e ritos cultivados pelos nativos.

www.festivaldeparintins.com.br

Maratona Cultural

O Instituto Maratona Cultural é uma entidade privada sem fins lucrativos, e tem por objetivo realizar ações no âmbito cultural, entre as quais se destacam a “Maratona Cultural de Florianópolis” e o projeto “Museus Virtuais”.

https://www.institutomaratonacultural.com/sobre

CATEGORIA AUDIOVISUAL – JOGOS INDEPENDENTES

Cérebro Ativo

O Projeto Cérebro Ativo é uma forma de prevenir o declínio cognitivo através de um videogame interativo para idosos, com estimulações cognitivas, físicas e sociais. O projeto contempla aulas presenciais para os idosos aprenderem a jogar e desenvolver videogames. Desenvolvido pela escola Is Game, o projeto além de divertido, é um ótimo exercício mental, que auxilia a fortalecer o raciocínio, a criatividade e a socialização.

www.isgame.com.br

Game Jam +

A Game Jam é uma Copa do Mundo do desenvolvimento de jogos, que incentiva o mercado de games nacional.

http://www.gamejamplus.com/

Game Huni Kuin: Yube Baitana

Um game que aborda a cultura do povo indígena Huni Kuĩ do Rio Jordão, Acre. Disponível para Windows, Mac e Linux (gratuito). O jogo foi criado com o objetivo de possibilitar uma experiência de intercâmbio de conhecimentos e memórias indígenas, por meio da linguagem dos videogames.

http://www.gamehunikuin.com.br/

CATEGORIA DESIGN – WEARABLES

Jaqueta Pop

Desenvolvida  pelo  brasileiro, Júnior Costa, o projeto traz uma jaqueta bomber branca que tem nas costas um dispositivo luminoso que reage aos sons ambientes. O efeito gerado pelo dispositivo é semelhante a equalização musical.

Setor W LAB – Arte, Tecnologia e Moda

O projeto desenvolve um laboratório móvel para criação, aprendizado, discussão e experimentação em Interfaces Vestíveis Tecno-Interativas – Wearables. Uma espécie de Fablab de área, propõe workshops prático-teóricos para despertar nos participantes olhares para a multissensorialidade e disposições do corpo em relação a vestimentas interativas.

www.facebook.com/pg/setorwlab

Tecnologias assistivas aplicadas ao vestuário

O projeto desenvolveu uma coleção de roupas voltada para deficientes físicos com tecidos que contém tecnologia de infravermelho. Entre os itens, o mais notável é uma jaqueta que detecta quedas dos usuários e notifica um parente ou amigo próximo, solicitando ajuda.  A jaqueta conta, além do tecido,  com dispositivos eletrônicos que detectam a queda e um celular portátil que liga para o contato de emergência previamente cadastrado.

EDITORIAL – CREATORS QUE INSPIRAM

Elaborando Projetos Sociais e Culturais

Desde 2003, Rose Meusburger compartilha seus conhecimentos na área cultural em seu canal no YouTube Elaborando Projetos Sociais e Culturais. Com seus vídeos capacita agentes culturais, públicos, administradores em ONG’s e coletivos artísticos, nos quais ensina a lidar com editais, leis de incentivo e regras do terceiro setor

https://bit.ly/2rEP3eZ

Samba em Rede

Projeto o Samba em Rede promove, amplia e democratiza o acesso à produção do samba, extrapolando o alcance cultural para pessoas de diferentes níveis socioeconômicos e faixas etárias.

sambaemrede.com.br

ter.a.pia

Em 2018, o canal ter.a.pia nasceu como uma troca de experiências, por meio das histórias contadas pelos participantes, enquanto lavam louça. Desde então, já são mais de 60 histórias contadas e que trazem temas como luto, amizade, amor, superação e paternidade.

www.youtube.com/terapiahistorias

EXPRESSÕES CULTURAIS – ARTESANATO DIGITAL

ELO 7

Uma plataforma digital de produtos autorais, que tem como missão transformar a vida das pessoas, por meio de um ambiente humanizado de compra e venda que conecta e inspira.

www.elo7.com.br

Flores do Carmo Tecelagem Artesanal

O grupo Flores do Carmo é formado por mulheres artesãs que desenvolvem produtos artesanais de decoração e acessórios femininos. Além disso, as artesãs que fazem parte do projeto produzem tecidos e resgatam a cultura regional, contando histórias por meio de seus produtos, que são disponibilizados por meio do site do projeto e entregues em todo o Brasil

https://floresdocarmo.com.br/

MÃOS – Movimento de Artesãs e Ofícios

O “Mãos” é um movimento de pesquisa, difusão e desenvolvimento de comunidades artesãs brasileiras. ​Por meio de imersões, encontros e prosas, são um canal para as vozes dessas mulheres, brasileiras, artesãs, lideranças, autoras de saberes e protagonistas de suas histórias. Além disso, o site também vende as peças produzidas pelo coletivo para ampliar as possibilidades de venda da produção artesanal.www.maos.art.br/

MODA – SUSTENTABILIDADE

DEMODÊ

A DEMODÊ é uma marca de roupas íntimas que busca fortalecer a cultura do algodão orgânico e das rendas manuais feitas pelas comunidades.

www.demode-atelie.lojaintegrada.com.br

Juicybazar

É um evento em Santos, idealizado pelas criadoras do site Juice Santos e da Marca Juicydeli, que promove economia circular e solidariedade. Em sua 11ª edição já realizada, o projeto propõe repensar o descarte e o consumo de bens como vestuário. Recebem doações e com uma equipe de voluntários fazem a triagem dos produtos, que são vendidos com valores cerca de 85% menores do que em lojas no mercado convencional. Todo o valor arrecadado é revertido para ONGs pré-selecionadas pela equipe do projeto.

Proposta Verde

A Proposta Verde nasceu com o objetivo de ser referência em ecodesign e economia criativa sua especialidade em criar e produzir produtos de ecodesign.

www.facebook.com/propostaverde

MÚSICA – DJ DO ANO

Cultura Hip Hop nas Escolas

Chiquinho Divilas comanda o Hip Hop nas escolas, ele é educador social, mestre em Diversidade poeta.

www.facebook.com/pg/chiquinhodivilas

Daniella Montalvão Pimenta

 Produtora cultural e DJ especializada em reggae, Daniella trabalha com a cultura sound system em São Paulo desde 2008.

https://www.facebook.com/daniipisces

Dj Mam

DJ MAM é um artista, produtor, cantor e compositor de performances ao vivo da cena musical brasileira moderna.

http://www.djmam.com.br/

P&D – PATENTE DOS SONHOS

DaleGig

A plataforma daleGig, é uma solução brasileira e original para construção de turnês. Um link direto entre músicos de pequeno e médio porte com o mercado musical brasileiro através de uma série de serviços.

https://www.dalegig.com/

PlayTable

A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos educativos para crianças a partir de 3 anos de idade.

www.playtable.com.br

Projeto Giulia – Roteiro Inclusivo Para a Pessoa Surda no Bosque da Ciência

Aplicativo criado para gerar acessibilidade aos surdos nos espaços públicos de turismo e lazer. Por meio de um celular, o aplicativo lê placas, embalagens e sinais e traduz para libras.

http://www.projetogiulia.com.br/public/

PATRIMÔNIO E ARTES – QUERO MUSEU VIVO

Acervo da Laje

Um acervo com centenas de obras artísticas e históricas sobre o subúrbio Ferroviário de Salvador, com a função de expor a beleza produzida pelos artistas da periferia.

www.acervodalaje.com.br

Noite dos Museus

O projeto propõe nova visibilidade aos museus do Brasil promovendo sua visitação e a ocupação dos espaços públicos através de um circuito noturno, com programações interativas..

http://noitedosmuseus.com.br/

Sou+Carioca_Pequena África, um tour afro referenciado

Voltado aos moradores da própria cidade, o projeto propõe passeios pelo Rio de Janeiro na região  Pequena África, – nomenclatura utilizada para identificar parte significativa da zona portuária da cidade, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram a história do país.  São locais que fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana.

http://www.soumaiscarioca.com.br/

PUBLICIDADE – FREELANCER DE RESPEITO

Guia Olá Belém

Um Guia ilustrado com dicas de bares e restaurantes em Belém para o público turista.

https://www.facebook.com/pg/guiaolabelem

Fernanda Dalpiaz Sanchis

Tem que Ter

O primeiro banco de imagens focado na representação e visibilidade LGBTI+ e outras minorias, que não se identificam na publicidade brasileira.

https://www.facebook.com/temqueter.org/

Consultorias Estratégicas e Amorosas

 A publicitária Anna Terra desenvolve consultorias de comunicação para pequenos empreendedores de forma inusitada: amorosa e estratégica. Ela desenvolveu um método de aplicar o que grandes corporações utilizam em suas equipes para pequenos empresários de forma efetiva. Por meio de poucas reuniões e ferramentas como empreendedorismo, autoconhecimento e comunicação não-violenta, os próprios empreendedores passam a desenvolver sua comunicação de forma profissional e eficiente.

 TIC – APLICATIVOS QUE EDUCAM

Inovação e sustentabilidade na sala de aula: uma solução que nasce na floresta

Proposto pela Inteceleri Tecnologia, empresa Google Partner do Norte do país, o projeto propõe soluções inovadoras como App e VR para acelerar a mudança no processo de ensino e aprendizado no Brasil, principalmente voltado para a matemática.

www.inteceleri.com.br

Inventeca StoryMax

É um app que oferece um clube de assinaturas de livros voltados para crianças. Além disso, o aplicativo também permite que os usuários criem suas próprias histórias e montem livros, que ficam gravados na plataforma e podem ser usados para contação de histórias, convidando a família a interação.

www.storymax.me

Natu Contos

A Natu Contos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, oferece uma experiência literária por meio de um aplicativo com as árvores na Mata Atlântica

http://www.natucontos.com/

CA BlogTV
o autorCA BlogTV

Deixe uma resposta