Rural

Pernambuco garante duas das cinco vagas na Final Nordeste do Desafio de Startups da cadeia produtiva do leite

Foto reprodução
Espalhe por ai:
Uma banca multidisciplinar, formada por pesquisadores da Embrapa e representantes das instituições parcerias do Ideas for Milk, selecionou as cinco propostas que irão participar do Desafio de Startup na etapa Final Nordeste. Duas delas são de Pernambuco: juáRES (Recife) e Agrestech (Garanhus). Os participantes do Desafio de Startups puderam apresentar soluções que envolvem tecnologias digitais, além de propostas relacionadas à designer industrial, embalagens, equipamentos, aproveitamento de resíduos, nanotecnologia, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e tecnologias em geral.
 
As classificadas são as seguintes:
Startup Projeto Descrição
Agrestech Visual Quality: Manejo do rebanho Software que possibilita identificar e registrar ações do manejo do rebanho. Rastreia focos de contaminação e atividades danosas ao processo de produção e a garantia de qualidade do leite.
Agricultar Consultoria Sistema de Manejo de irrigação Sensor que automatiza sistemas de irrigação. Melhora a eficiência hídrica, evitando desperdícios, e reduz custos com mão-de-obra, tornando a produção de forragem mais sustentável.
Caminhos do Leite Sistema Cooperativa virtual Aplicativo para venda de produtos da cadeia leiteira. Sistema que intermedia a oferta de produtos por parte dos cooperados, facilitando as relações comerciais de compra e venda.
Juá Agrotech

 

juáRES: Monitoramento Inteligente de rebanhos Sistema que monitora, de maneira inteligente, o comportamento do rebanho. Auxilia na detecção de cio, trabalho de parto, identificação de doenças, localização e ataque de animais.
Milk Color Milk Color: Detecção de mastite subclínica Aplicativo de celular de fácil uso e baixo custo para detecção de mastite subclínica em amostras de leite. Garante rapidez nos resultados, auxiliando no controle de um grande problema do setor.

As cinco startups se encontrarão no dia 13 de novembro, às 18h, no Instituto Metrópole Digital (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal-RN. A vencedora da Final Nordeste estará presente na finalíssima nacional, junto com startups de outras regiões do Brasil.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, “a transformação digital do leite no Nordeste tem o Rio Grande do Norte como o Marco Zero”. Segundo Martins, isso é fruto da proximidade da Embrapa e do Senar naquele estado, já que Natal se tornou a capital do Ideas for Milk no Nordeste. “As instituições moldam a sociedade e o Senar e a Embrapa se tornaram os marcos referenciais do leite 4.0 na região”. Além das três startups potiguares, completam a lista dois desafiantes do Pernambuco.

O evento que definirá a campeã nacional do Desafio de Startups 2019 será realizado em São Paulo, no espaço de empreendedorismo Cubo, no dia 22 de novembro. Os interessados em participar da grande final podem se inscrever pelo site: https://www.sympla.com.br/ideas-for-milk-2019-o-maior-desafio-de-startups-do-agro__693948.

Esta é a quarta edição do Desafio de Startups realizada pela Embrapa Gado de Leite. O objetivo é apresentar soluções inovadoras para os problemas da pecuária de leite no país. Martins, afirma que ótimos projetos se inscreveram para participar do Desafio: “Nos anos anteriores, tivemos startups muito competitivas e a prova disso é que algumas já são bem sucedidas no agro brasileiro, em tão pouco tempo. Outras startups irão se juntar a SCLRota, Cowmed e OnFarm este ano e os produtores e a indústria receberão soluções que aumentam sua eficiência, produtividade e melhoram suas margens”.

Instituições parceiras – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.

Espalhe por ai:

Facebook Comments

Redação/Ascom

Deixe uma resposta