DestaqueRural

Adagro afirma que Pernambuco não tem foco de peste suína

Esclarecimento

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) afirma que não há notificação de suspeita de peste suína clássica na região do Araripe. Depois dos focos ocorridos no Piauí, Ceará e Alagoas aAgência vem realizando vigilância em toda a divisa com esses estados, não sendo detectado nenhum foco ou suspeita da doença.

A Adagro tem divulgado amplamente em rádio, televisão, jornais e blogs que qualquer suspeita de peste suína clássica deve ser notificada imediatamente em qualquer escritório da Adagro, ou pelo 0800 081 1020. A notificação da suspeita ou ocorrência da doença é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal e deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento.

O servidor que tomar ciência de uma doença desta e não repassar as informações as autoridades competentes, pode e deverá ser punibilizado por deixar de fazer. Enquanto médico veterinário, recai ainda uma responsabilidade extra, pois enquanto profissional de saúde pública, por questão acadêmica e funcional, e se manter inerte com o conhecimento de uma doença de notificação obrigatória, estará incorrendo em várias possibilidade de penalização, ao mesmo tempo que estará negligenciando a saúde pública como um todo.

A Adagro lembra ainda que a peste suína só pode ser confirmada com laudo de laboratório oficial para a doença.

Da Ascom

CA BlogTV
o autorCA BlogTV

Deixe uma resposta