Esportes

Estudantes vão a Salvador representar Pernambuco nos Jogos Universitários Brasileiros

Em 11 modalidades, 149 alunos-atletas do estado disputam na capital baiana, a partir da próxima segunda (21), a maior competição universitária da América Latina

Fotos: Ascom

A partir da próxima segunda-feira (21), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) dá início aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019, na cidade de Salvador, Bahia. Na luta por títulos na competição, que é o maior torneio universitário da América Latina, a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) contará com a participação de nove instituições de ensino superior representado o estado em 11 modalidades do evento.

Os 67° JUBs contarão com cerca de três mil estudantes-atletas de todo o país, atletas esses que se sobressaíram dentre os mais de 80 mil universitários que disputaram os jogos universitários do seu estado e a fase regional do Brasileiro. Desses três mil atletas, 149 representam Pernambuco, que chega a Salvador sendo tradicionalmente uma das maiores delegações a desembarcarem na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros.

“Pernambuco é sempre um estado a ser batido pelas outras federações estaduais nos JUBs. Temos uma tradição de sempre chegar ao Brasileiro com boas equipes, fortes, bem montadas e taticamente bem armadas. Sem falar que nossos atletas individuais não costumam voltar para casa sem alguma medalha. Estamos com expectativas excelentes para os jogos de Salvador e esperamos conseguir subir no pódio de todas as 11 modalidades que estamos competindo”, destaca o presidente da Fape, José Carlos Pessoa.

As 11 modalidades que os estudantes pernambucanos disputarão são, nas coletivas, o basquete, basquete 3×3, futsal, handebol e vôlei de praia. Com exceção do voleibol, que não terá representante feminino nesta fase final, Pernambuco disputa o lugar mais alto do pódio em ambos os gêneros. Alunos e alunas pernambucanos também defendem o estado e sua instituição nas modalidades individuais, como judô, karatê e natação, além dos e-Games, Fifa 2019 e League of Legends (LoL). Vale lembrar que Pernambuco é o atual campeão brasileiro universitário de futsal, conquista realizada ano passado em Maringá, e também possui o título nacional dos jogos no LoL, em 2017, nos JUBs Goiânia, quando se tornou o primeiro campeão nacional da modalidade.

Quanto às instituições, estarão representadas nos Jogos Universitários Brasileiros de Salvador o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Osman Lins (Unifacol), Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Paulista – Campus Petrolina (Unip Petrolina) e Universidade Tiradentes.

JUBs Atletismo

Este ano, a modalidade atletismo não será disputada na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros. Os estudantes do atletismo participaram em Fortaleza, entre os dias 12 e 15 de setembro, da fase nacional dos JUBs da modalidade. E Pernambuco mostrou um excelente desempenho na capital cearense. Com  uma comitiva de 29 atletas, da Uninassau e Centro Universitário Boa Viagem (UniFBV), a Fape trouxe 31 medalhas para o estado, sendo 9 de ouro, 13 de prata e 9 de bronze.

Por Caíque Batista

CA BlogTV
o autorCA BlogTV

Deixe uma resposta